Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S885 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S885 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
PLASMODIUM SPP. DETECTÁVEL EM CANDIDATOS A DOAÇÃO DE SANGUE EM ÁREAS NÃO ENDÊMICAS: RELATO DE CASO
Visitas
287
CD Duarte, CL Seibt
Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), Florianópolis, SC, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

Em 2015, a Estratégia Técnica Global para malária foi publicada pela Organização Mundial da Saúde (WHO, 2015). Em 2022, o Brasil apresentou a proposta para sua eliminação até 2035. O parque tecnológico para testagem molecular de candidatos à doação de sangue brasileiro, foi atualizado a partir de 2022, incluindo o marcador malária.

Objetivo

Relatar casos de detecção de Plasmodium spp. ocorridos no SIT-NAT HEMOSC, entre março de 2023 e junho de 2024, em candidatos à doação de sangue de áreas não endêmicas para malária.

Material e métodos

Relato de casos, nos estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), assintomáticos, utilizando PCR em tempo real com o KIT NAT PLUS HIV/HBV/HCV/MALÁRIA BIO-MANGUINHOS. O Teste de Ácido Nucleico (NAT) faz parte de um programa nacional em parceria entre Ministério da Saúde (MS), Coordenação de Sangue e Hemoderivados (CGSH) e Bio-Manguinhos. Foram utilizadas amostras de plasma, coletadas em tubo K2 EDTA com barreira de gel poliéster. As amostras foram posteriormente encaminhadas para a Bio-Manguinhos para identificação da espécie.

Resultados

Foram analisadas 430.541 amostras no SIT-NAT HEMOSC. Nove foram detectáveis para malária, sendo cinco de SC e quatro do RS. O P. vivax foi identificado em cinco amostras, enquanto o P. malariae , em quatro, resultando em uma prevalência de 1:47.838 doadores de sangue. Todos os casos eram de indivíduos do sexo masculino, com idades entre 25 e 58 anos. Destes, 1 indivíduo afirmou ser venezuelano com residência prolongada no Brasil, 2 relataram viagens ao estado do Tocantins nos últimos 12 meses antes da coleta e 1 relatou viagens limitadas à região sul/sudeste, com visita ao estado do Rio de Janeiro. Informações adicionais não foram fornecidas nos demais casos.

Discussão

Os resultados encontrados concordam com os dados epidemiológicos nacionais, onde a incidência maior é de P. vivax e em indivíduos do sexo masculino. A região extra-amazônica apresentou redução expressiva no número de casos notificados nos últimos anos, no entanto, ainda há um grande desafio até sua eliminação. Indivíduos assintomáticos, podem atuar como reservatórios silenciosos com transmissão para vetores e humanos suscetíveis e requerem metodologias muito sensíveis para a detecção do parasita (Brasil, 2022). O Kit NAT Plus tem sensibilidade analítica de 200 cópias/mL, e sua finalidade é reduzir o período de inaptidão para doadores de sangue, que estiveram em áreas consideradas endêmicas, de 12 meses para 1 mês. Bem como detectar o agente em portadores assintomáticos, que apesar da realização de triagem clínica/laboratorial, são considerados aptos à doação.

Conclusão

A implementação da testagem para malária em doadores de sangue pode mudar o panorama epidemiológico hoje conhecido. A triagem molecular para Plasmodium spp. mostrou-se fundamental para identificar precocemente casos assintomáticos, fortalecendo a segurança transfusional e os esforços de eliminação nacional da malária. A vigilância contínua é essencial, pois o diagnóstico tardio pode resultar em complicações graves, incluindo formas severas da doença e potencial risco de óbito, principalmente nos casos de transmissão transfusional.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas