Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1174 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1174 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
PERFIL DOS PACIENTES ADMITIDOS EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO HEMATOLÓGICO
Visitas
310
ZAAS Lydio, SSZ Lopes, RCDSA Macedo, RS Oliveira, KA Silva, KKN Santana, IBS Alves, AR Netto
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivos

O HEMORIO presta atendimento integral às pessoas portadoras de doenças hematológicas, acompanhando-as desde o diagnóstico, atendimento ambulatorial, internação até as demandas de emergência. No Estado do Rio de Janeiro é a unidade de referência para atendimento de intercorrências a pacientes com doenças hematológicas. Compreender o perfil clínico dos pacientes pode aprimorar a personalização dos cuidados e o desenvolvimento de protocolos mais eficazes. Com isso, adotou-se como objetivo identificar o perfil dos atendimentos no Setor de Pronto Atendimento (SPA) no ano de 2023.

Material e métodos:Material e métodos

Estudo descritivo, retrospectivo e documental, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados a partir do registro de atendimentos gerado pelo Sistema de Administração do Serviço de Hematologia (SASH) utilizado na unidade. Foi estabelecido o período de janeiro a dezembro de 2023 como recorte temporal. Como critério de inclusão, foram considerados os pacientes atendidos no SPA com idade igual ou superior a 16 anos, excluindo-se todos os atendimentos pediátricos (pacientes menores de 16 anos, conforme protocolo da unidade) bem como os atendimentos a funcionários. As variáveis analisadas foram idade, sexo e diagnóstico.

Resultados

Em 2023 foram realizados 9057 atendimentos pelo SPA, sendo 53,40% homens e 46,60% mulheres. Quanto à idade, os pacientes dos 16 aos 19 anos foram responsáveis por 8,41% dos atendimentos; de 20 a 39 anos, por 50,15%; de 40 a 59 anos, por 26,61%; e de 60 anos ou mais, por 14,83%, com a idade média dos atendimentos sendo de 35 anos. Em relação às doenças, os atendimentos envolveram 62 tipos diferentes de diagnósticos, agrupados em quatro categorias de acordo com o protocolo da instituição: doenças não onco-hematológicas (25 diagnósticos) 60,07%; doenças onco-hematológicas (18 diagnósticos) 15,98%; doenças hemorrágicas (19 diagnósticos) 22,49%; e atendimentos sem diagnóstico 1,46%.

Discussão

A Resolução COFEN 661/2021 prevê que o enfermeiro realize até quinze classificações por hora. Os dados obtidos indicam que o número total de atendimentos ao longo do ano reflete uma média aproximada de uma Classificação de Risco por hora no SPA. Dentro do grupo de pacientes com doenças não onco-hematológicas que buscam atendimento de emergência e urgência, há uma marcante predominância de pacientes com doença falciforme, representando 53% dos casos. Esse grupo tem a dor como principal queixa, sabidamente ocasionada pelos episódios de crise vaso-oclusiva. Adicionalmente, a faixa etária que mais busca atendimento está compreendida entre 20 a 39 anos, abrangendo 50,15% dos atendimentos.

Conclusão

Pacientes jovens e do sexo masculino representam o maior percentual de atendimento. As pessoas portadoras de doença falciforme têm participação importante dentro do SPA. É evidenciada a necessidade de sensibilização, capacitação e treinamento da equipe de enfermagem, tal como: a assistência de enfermagem nas emergências hematológicas e treinamento periódico para enfermeiros sobre o protocolo de classificação de risco da instituição. A continuidade desse tipo de estudo pode contribuir para um acompanhamento e aperfeiçoamento das estratégias de tratamento no HEMORIO.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas