Compartilhar
Informação da revista
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S429 (Outubro 2021)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S429 (Outubro 2021)
Open Access
OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO PARA REALIZAÇÃO DO EXAME DE HEMOGLOBINA GLICADA: UM ESTUDO DE EQUIVALÊNCIA DE SISTEMAS ANALÍTICOS UTILIZANDO A METODOLOGIA DE HPLC POR TROCA IÔNICA E DE AFINIDADE PELO BORONATO NO LABORATÓRIO PÚBLICO DA CIDADE DO RECIFE
Visitas
1088
FAM Estevesa,b, TM Silvaa, TMB Ramosa, AM Silvaa, YA Santosa, MMBD Santosa, GB Tenórioa, MIM Almeidaa
a Laboratório Municipal de Saúde Pública da Prefeitura do Recife, Recife, PE, Brasil
b Instituto de Estudos Avançados ASCES-UNITA, Caruaru, PE, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 43. Núm S1
Mais dados
Objetivo

A otimização dos processos laboratoriais reduzem custos e diminuem o tempo de liberação dos resultados. O presente estudo visa verificar a concordância do teste de hemoglobina glicada utilizando duas metodologias usadas em diferentes equipamentos nos setores de bioquímica e hematologia do mesmo laboratório público.

Material e método

Realizou-se o estudo de imprecisão utilizando 15 réplicas em cada nível de controle. Também foram comparadas 20 amostras de pacientes, de acordo com o EP15 – A2 e EP09 – A3 do CLSI, bem como o estudo de equivalência de sistemas analíticos utilizando a metodologia HPLC por troca iônica no equipamento G8 Tosoh e a metodologia HPLC afinidade pelo boronato no equipamento Trinity Biotech Premier. Foram consideradas concordantes as amostras que apresentaram variação de resultados inferiores a 3% entre os valores absolutos obtidos nas diferentes metodologias.

Resultados

O coeficiente de variação intracorrida (repetibilidade) para o equipamento Trinity Biotech Premier foi de 2% no nível 1 de controle e 0,5% no nível 2 de controle. O coeficiente de variação intracorrida (repetibilidade) para o equipamento G8 Tosoh foi de 0,4% no nível 1 de controle e 0,6% no nível 2 de controle. Os equipamentos apresentaram resultados inferiores a 2% de acordo com a performance de excelência determinada pelo NGSP (National Glycohemoglobin Standardization Program). O coeficiente de variação entre os métodos foi inferior a 3% em 14 amostras e acima de 3% em 06 amostras. O valor de p>0.05 demonstrou que não houve diferença estatisticamente significativa entre as metodologias empregadas.

Discussão

A melhoria do processo laboratorial é essencial para garantir a qualidade do serviço prestado e eliminar o retrabalho. A dosagem da hemoglobina glicada é realizada no setor de bioquímica e também é reportada na curva cromatográfica da eletroforese das hemoglobinas, executada no setor de hematologia do mesmo laboratório. A verificação da equivalência entre as metodologias utilizadas nos dois setores demonstrou não haver diferença estatisticamente significativa, possibilitando redesenho dessa atividade laboral.

Conclusão

Desta forma torna-se possível   a redução de custos e de tempo de liberação dos resultados do exame com a utilização de apenas um equipamento para dosar a hemoglobina glicada.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas