Compartilhar
Informação da revista
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S580 (Outubro 2022)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S580 (Outubro 2022)
Open Access
OSTEONECROSE DOS MAXILARES ASSOCIADA A MEDICAMENTOS EM INDIVÍDUOS COM MIELOMA MÚLTIPLO SUBMETIDOS AO TCTH
Visitas
626
VP Violaa,b, JL Ferigattoa, RF Varandaa, PSS Santosb, GMN Barrosa, V Tieghi-Netoa, FL Coracina, EM Limaa
a Hospital de Câncer de Barretos, Fundação Pio XII, Barretos, SP, Brasil
b Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP), Bauru, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 44. Núm S2
Mais dados

O objetivo deste estudo retrospectivo foi identificar a incidência de osteonecrose dos maxilares associada a medicamentos (OMAM) em indivíduos com mieloma múltiplo (MM) submetidos ao transplante de células tronco-hematopoiéticas (TCTH) em um hospital oncológico.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo retrospectivo a partir de banco de informações contidas em prontuários eletrônicos dos Departamentos de TCTH e de Odontologia. Foram incluídos pacientes com MM que, em algum momento do seu tratamento desde o seu diagnóstico, utilizaram bisfosfonatos (BFF) e que realizaram TCTH autólogo no período entre 2018 e 2020. Obrigatoriamente todos os participantes incluídos realizaram acompanhamento odontológico prévio, durante a internação do TCTH e seguimento por, no mínimo, dois anos. . As medidas preventivas para o risco de OMAM foram principalmente a eliminação dos possíveis focos de infecção e demais causas antes do início do uso de BFF.

Resultados

No período estipulado foram identificados 57 pacientes submetidos ao TCTH autólogos para MM. Deste total, 38/57 (66,67%) foram elegíveis para o estudo, sendo 26/38 (68,42%) homens e 11/38 (28,95%) mulheres. Deste grupo, 6/38 (15,79%) pacientes apresentaram OMAM, sendo 5/6 (83,33%) identificados com exposição óssea em cavidade bucal e 1/6 identificado em exame radiográfico.

Discussão

O correto e sistemático acompanhamento odontológico é de extrema importância para prevenir essa doença, principalmente antes do início da terapia com os BFF, com a eliminação de possíveis fatores desencadeantes. Baseando-se na literatura atual sobre o risco de desenvolvimento da OMAM em pacientes que fizeram uso desses medicamentos podemos, a partir dos dados coletados, identificar e aprimorar condutas terapêuticas e adesão dos pacientes que visem reduzir a incidência da OMAM no futuro.

Conclusão

A prevenção da OMAM é considerada um dos objetivos mais importantes do acompanhamento odontológico aos pacientes que realizam o uso de BFF, e o correto acompanhamento da condição bucal influenciará diretamente em sua incidência.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas