Compartilhar
Informação da revista
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S580 (outubro 2022)
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S580 (outubro 2022)
Open Access
OSTEONECROSE DOS MAXILARES ASSOCIADA A MEDICAMENTOS EM INDIVÍDUOS COM MIELOMA MÚLTIPLO SUBMETIDOS AO TCTH
Visitas
1239
VP Violaa,b, JL Ferigattoa, RF Varandaa, PSS Santosb, GMN Barrosa, V Tieghi-Netoa, FL Coracina, EM Limaa
a Hospital de Câncer de Barretos, Fundação Pio XII, Barretos, SP, Brasil
b Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP), Bauru, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 44. Núm S2
Mais dados

O objetivo deste estudo retrospectivo foi identificar a incidência de osteonecrose dos maxilares associada a medicamentos (OMAM) em indivíduos com mieloma múltiplo (MM) submetidos ao transplante de células tronco-hematopoiéticas (TCTH) em um hospital oncológico.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo retrospectivo a partir de banco de informações contidas em prontuários eletrônicos dos Departamentos de TCTH e de Odontologia. Foram incluídos pacientes com MM que, em algum momento do seu tratamento desde o seu diagnóstico, utilizaram bisfosfonatos (BFF) e que realizaram TCTH autólogo no período entre 2018 e 2020. Obrigatoriamente todos os participantes incluídos realizaram acompanhamento odontológico prévio, durante a internação do TCTH e seguimento por, no mínimo, dois anos. . As medidas preventivas para o risco de OMAM foram principalmente a eliminação dos possíveis focos de infecção e demais causas antes do início do uso de BFF.

Resultados

No período estipulado foram identificados 57 pacientes submetidos ao TCTH autólogos para MM. Deste total, 38/57 (66,67%) foram elegíveis para o estudo, sendo 26/38 (68,42%) homens e 11/38 (28,95%) mulheres. Deste grupo, 6/38 (15,79%) pacientes apresentaram OMAM, sendo 5/6 (83,33%) identificados com exposição óssea em cavidade bucal e 1/6 identificado em exame radiográfico.

Discussão

O correto e sistemático acompanhamento odontológico é de extrema importância para prevenir essa doença, principalmente antes do início da terapia com os BFF, com a eliminação de possíveis fatores desencadeantes. Baseando-se na literatura atual sobre o risco de desenvolvimento da OMAM em pacientes que fizeram uso desses medicamentos podemos, a partir dos dados coletados, identificar e aprimorar condutas terapêuticas e adesão dos pacientes que visem reduzir a incidência da OMAM no futuro.

Conclusão

A prevenção da OMAM é considerada um dos objetivos mais importantes do acompanhamento odontológico aos pacientes que realizam o uso de BFF, e o correto acompanhamento da condição bucal influenciará diretamente em sua incidência.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas