
Compreender os efeitos do uso da metformina sobre os níveis de vitamina B12 em pacientes diabéticos.
Materiais e métodosTrata-se de um estudo exploratório por meio de pesquisa bibliográfica não sistematizado, sendo operacionalizada a partir da busca eletrônica de artigos presentes nas bases de dados: Medical Publications (PubMed), Scopus (Elsevier), Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online(SciELO). Para os critérios de inclusão, foram selecionados trabalhos publicados no período de 2019 a 2023, contendo o texto na íntegra, nos idiomas português e inglês, que atendessem ao objetivo proposto. Foram excluídos artigos publicados antes do ano de 2019, em forma de resumos e não publicados.
ResultadosA metformina é o antidiabético oral mais amplamente utilizado e recomendado como fármaco para início do tratamento do paciente recém diagnosticado com diabetes mellitus tipo 2 pela International Diabetes Federation (IDF). Por conseguinte, além do seu efeito hipoglicemiante, a metformina reduz a absorção do fator intrínseco na região de íleo, o que causa hipovitaminose de vitamina B12 em até 30% dos usuários. Dessa forma, pacientes acometidos pela diabetes mellitus do tipo 2 em uso de metformina podem apresentar alterações neurológicas, bem como hematológicas, decorrentes da hipovitaminose de cobalamina, dentre elas, a anemia perniciosa, representada por uma síntese afetada na série eritrocítica.
DiscussãoDiante dos artigos revisados, entende-se que os baixos níveis de vitamina B12 estão presentes em boa parte dos usuários de metformina e que suas repercussões afetam o sistema hematopoético do paciente. Para tanto, é crucial entender que essa hipovitaminose decorre da diminuição na absorção do fator intrínseco causada pelo medicamento e que menos níveis de cobalamina estão relacionados com maiores doses do medicamento. Outrossim, a deficiência desse micronutriente é tratada com a sua reposição e se feita precocemente pode reduzir as manifestações clínicas mais rapidamente.
Conclusão: Conclui-se, portanto, que para um melhor manejo no paciente diabético em uso de metformina é necessário fazer rastreios periódicos e em caso de baixos níveis de vitamina B12, fazer a sua reposição, diminuindo efeitos deletérios, principalmente da anemia perniciosa.