
O objetivo desde trabalho é apresentar de forma descritiva o trabalho desenvolvido pelo psicólogo no grupo multidisciplinar de atendimento às pessoas com Hemofilia (PcH), com destaque para as atividades de Interconsulta. O trabalho junto à equipe Multidisciplinar tem objetivo favorecer o entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento no paciente, na sua família e na equipe multiprofissiona.
Materiais e métodosPara isso desenvolvemos atividades como: avaliação para início dos tratamentos, acolhimento pós-diagnóstico, atendimento ambulatorial e de beira de leito e Interconsulta que se caracteriza por uma ação colaborativa entre profissionais de diferentes áreas que favorece uma compreensão integral do processo de saúde e doença e uma melhor interação dos diversos profissionais na condução do caso clínico. Ela ocorre nas modalidades reunião de equipe, discussão de caso e intervenções conjuntas.
ResultadosVerificamos uma maior valorização e consideração dos aspectos subjetivos da PcH e de sua família por parte dos diferentes profissionais que compõem a equipe multiprofissional, uma compreensão mais integral da situação o que favorece a realização do diagnóstico situacional e o consequente planejamento em conjunto das ações futuras, sejam de educação ou psicoterapêuticas.
DiscussãoO trabalho do psicólogo junto ao grupo multidisciplinar favorece uma compreensão integral dos processos de tratamento permitindo compreender como as PcH e suas famílias entendem o diagnóstico, os riscos inerentes a esta condição, o tratamento proposto e nos auxilia conhecer os recursos que as PcH dispõem para seguir as orientações do tratamento e quais são os fatores que dificultam a adesão ao tratamento proposto. Este trabalho auxilia a percepção, pelos profissionais, dos sinais transferenciais e contratransferenciais presentes nas relações médico-paciente.
ConclusãoO cuidado às PcH deve ser oferecido por equipe multiprofissional, visando a um cuidado integral considerando as múltiplas necessidades do paciente. O trabalho junto à equipe favorece a integração desta, uma maior valorização da subjetividade na equipe e uma abordagem mais completa e integral da pessoa com hemofilia, o que propicia uma maior qualidade de cuidado e uma vida mais plena para essa pessoa e seus familiares.