Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S721 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S721 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
O IMPACTO POSITIVO DA INTERAÇÃO ENTRE A GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE E OS SETORES DA REGIONAL NORDESTE
Visitas
220
LFF Dalmazzo, RC Trabanca, VM Oliveira, TS Claudio, ACC Cordon, PEGBD Santos, MG Lima
Grupo GSH, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Introdução

A prática interação entre a gestão integrada da qualidade e os demais processos, geram resultados positivos para promoção da melhoria contínua, que devem ser constantes. Com isto, este processo traz constantes evoluções, além de reforçar a importância da comunicação efetiva. Grupo GSH, Acreditado nível Diamante pelo Programa Qmentum International, conta com diversas ferramentas que possibilitam a prática constante da melhoria contínua dos processos, além de garantir que toda equipe envolvida no processo, possa participar, entender, aplicar e disseminar as ferramentas implementadas que garantem a segurança do paciente e doador.

Objetivo

O estudo tem como objetivo demonstrar a importância da interação entre a gestão integrada da qualidade e de todas as atividades realizadas pela equipe, para garantir cada vez mais a disseminação da melhoria contínua dos processos.

Método

Para desenvolvimento deste artigo, utilizamos dados coletados de controles internos realizados para gerenciar as rotinas que devem ser realizadas pela regional, mensurando as horas de treinamento realizados, suportes prestados às áreas, Auditorias Internas da Qualidade, além do quantitativo de unidades que possuem implementadas as ferramentas necessárias para composição do processo de melhoria e exigidas pelo padrão de certificação hoje, instituído pelo Grupo GSH.

Resultados

Evidenciou-se que através destas interações realizadas pela gestão integrada da qualidade, o número de notificação de ocorrências, elevou-se em 278% entre as unidades em 2022. Ressaltando que atualmente possuímos um sistema informatizado de gerenciamento das ocorrências, além de diversos métodos de notificação como QR Code, formulários impressos disponibilizados nas unidades e o Sistema Interact SA. Com isto, pode-se ainda observar que 80% das unidades dessa regional, utilizam  as Ferramentas (Ciclo PDSA - Plan, Do, Study, Act ) e FMEA - Failure Mode and Effect Analysis ), sejam em status de andamento, concluídas ou em fase de estudo para implementação de um novo ciclo de melhoria.

Discussão

Para que todo este desenvolvimento fosse possível, o time da qualidade,  com o apoio da equipe de operações técnicas, realizou cerca de 143 horas de treinamento, voltados às ferramentas, com foco na melhoria dos processos e da segurança dos pacientes e doadores. Foram realizadas cerca de 288 horas de Auditorias Internas da Qualidade in loco, com interação direta da equipe técnica, onde observa-se o aumento da cultura de notificação e adesão as demais ferramentas. Os suportes prestados ao longo do período de 2022, foram momentos extremamente importantes, aproximando-nos ao total de  1000 Suportes Prestados às unidades.

Conclusão

Com base nos resultados obtidos, observou-se a importância da cultura de melhoria contínua dos processos, além da adesão da cultura de notificação, do olhar das Auditorias Internas, como processos positivos de melhoria e pontualmente da interação entre equipe operacional para com as ferramentas implantadas.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas