
Relatar um caso de aumento de Vitamina B12 e discutir suas implicações.
Materiais e métodosA história da paciente foi capturada retrospectivamente por prontuário eletrônico. A avaliação dos níveis de B12 foi realizado segundo o protocolo descrito por Remacha et al. em que as macroproteínas são precipitadas durante a incubação a 37°C por 30 min com 40% p/v de polietilenoglicol (PEG), centrifugado a 1100 G Force, a concentração de B12 é medida no sobrenadante.
ResultadosMulher de 48 anos, hígida, procurou avaliação hematológica por aumento assintomático de cobalamina há quatro anos, confirmado por diferentes medições laboratoriais. Negava perda de peso, alteração de hábito intestinal e outras queixas. Rastreamento de neoplasias negativo. Sem evidência de doença hepática ou renal. Seu nível de B12 estava acima do limite superior (valor de referência [VR] > 2000 pmol/L). Diluições evidenciaram dosagem novamente níveis acima do VR (> 4000 a 1/2 e 4.558 a 1/5). Após precipitação com PEG, o nível de Cbl < 256 pmol/L (1/2 e 1/5). Avaliações confirmatórias mostraram nível de 5146 pmol/L sem diluição e < 256 pmol/L após PEG (a 1/5).
DiscussãoNíveis altos de Cbl podem ser um desafio para a prática clínica, estando relacionado a suplementação excessiva, porém também a doenças hepáticas e renais e, de maior importância, neoplasias. A medida de Cbl é realizada por imunoensaios competitivos em meio alcalino, que desnatura os complexos de haptocorrina(HC)-B12 e transcobalamina(TC)-B12, liberando a Cbl para ligação ao Fator Intrínseco (FI). O aumento inesperado de B12 pode ser justificado pela presença de um complexo inerte, a “macro-B12”. O termo macro-B12 indica um complexo polimérico que ocorre em situações que a TC, a HC ou a própria B12 se ligam a substâncias de alto peso molecular, em especial imunoglobulinas. Sabe-se que a presença da macro-B12 não impacta na captação celular de Cbl, não indicando necessariamente um estado de deficiência de B12, mas notadamente pode levar a erros analíticos, como valores erroneamente aumentados de B12. A MacroB12 é um potencial fator confundidor da avaliação dos níveis séricos de Cbl, o que pode levar a atraso no diagnóstico e no tratamento de uma deficiência vitamínica. Segundo a literatura, a prevalência de macroB12 em amostras com níveis elevados de Cbl vai de 8 a 30%. O complexo polimérico na amostra pode ser removido pela técnica de precipitação com polietilenoglicol (PEG). PEG é um método de precipitação não específico utilizado para remover anticorpos e macromoléculas indesejadas. Após precipitação com PEG, o aumento excessivo dos níveis de Cbl desapareceu, sugerindo macro-B12. Contudo, é uma metodologia não específica.
ConclusãoTrata-se de uma paciente, hígida, com aumento de Cbl. Os exames laboratoriais e o teste de precipitação com PEG sugerem a hipótese de Macro-B12. Contudo, outras causas devem ser avaliadas, e macro-B12 será sempre um diagnóstico de exclusão.