Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 1521
Acesso de texto completo
MULTIPLICA! ESTRATÉGIAS PARA ENGAJAMENTO CORPORATIVO NA PROMOÇÃO DA DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE
Visitas
96
KC Borges, MA Bueno de Moraes, RA Santos, M Addas-Carvalho, C Costa- Lima
Hemocentro Unicamp, Campinas, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A manutenção de estoques ideais de sangue e componentes baseado na doação voluntária de sangue enfrenta desafios persistentes como sazonalidade, desinformação e baixa adesão. Empresas, enquanto agentes formadores de opinião e mobilizadores de pessoas, podem atuar de forma estratégica na promoção da saúde coletiva, contribuindo para a formação de consciência social. Com esse propósito, foi criado o evento on-line “Multiplica! Somando esforços para multiplicar bolsas de sangue”, voltado a empresas interessadas em se tornarem multiplicadoras da cultura da doação.

Objetivos

Relatar os resultados e a repercussão do evento “Multiplica!”, realizado em junho de 2025, com foco em sensibilizar e capacitar empresas para o engajamento em campanhas de conscientização sobre doação de sangue, destacando a importância de ações educativas planejadas e direcionadas ao público corporativo.

Material e métodos

O evento on-line foi promovido pelo Hemocentro Unicamp, com duração de 1h30, e voltado a representantes de empresas. A programação incluiu: abertura motivacional, palestras informativas, painel interativo de perguntas e encerramento com chamada para ação. A divulgação ocorreu por meio de redes sociais e de parcerias institucionais pré-existentes, sendo o convite realizado por meio de whatsapp, instagram, e-mails e contato telefônico. Após o evento, 21 participantes responderam a um questionário de avaliação de impacto.

Resultados

Participaram 50 representantes de empresas de diversos setores. Entre os 21 que responderam à pesquisa de avaliação, 100% avaliaram o conteúdo como excelente, e 95% afirmaram que as informações foram totalmente úteis para pensar ações em suas empresas. Além disso, 90% declararam-se muito motivados a incentivar campanhas de doação de sangue em seus ambientes corporativos, e 90% das empresas afirmaram ter interesse imediato em realizar ou apoiar ações nos meses seguintes. Houve manifestações espontâneas de interesse em organizar campanhas, receber formações, envolver prefeituras e mobilizar parceiros. Duas empresas agendaram palestras com a intenção de agendar grupos posteriormente e uma das organizações, que já realiza parceria através de coletas externas, agregou a participação nas caravanas solidárias (agendamento de grupo e disponibilização de transporte pelo Hemocentro).

Discussão e conclusão

A alta aceitação do conteúdo e o nível de motivação gerado evidenciam o potencial transformador de ações educativas utilizando ferramentas de encontro on-line. Ao oferecer informações práticas sobre tipos de ações, como realizar campanhas e a importância dos trabalhos, o evento gerou impacto positivo e despertou senso de responsabilidade social em empresas participantes. A participação ativa no painel e o interesse por formações futuras evidenciam que o modelo pode ser replicado e expandido. O “Multiplica!” consolidou-se como uma ferramenta efetiva de mobilização corporativa para a doação de sangue, reforçando a importância de integrar empresas em campanhas de saúde pública. O planejamento cuidadoso, linguagem acessível e espaço para troca ativa de experiências foram fatores decisivos para o sucesso da iniciativa. A replicação deste modelo pode contribuir significativamente para a ampliação de campanhas de doação e fidelização de novos parceiros sociais. Com base na validação positiva, o evento será incorporado de forma regular ao cronograma institucional, alinhando-se às diretrizes nacionais para a garantia do suprimento hemoterápico.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas