Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S725-S726 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S725-S726 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
MELHORIA CONTÍNUA DO INDICE DE APROVEITAMENTO DO PLASMA ENVIADO PELO HEMONORTE PARA FRACIONAMENTO INDUSTRIAL
Visitas
320
MSC Bandierini, AMFES Rego, AP Cabral, MR Lopes, PS Suares, MAM Gabriel, MSO Cavalcante, ST Carneiro, MMC Silva, JC Ferreira
Centro de Hemoterapia e Hematologia do Rio Grande do Norte (HEMONORTE), Natal, RN, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

O plasma produzido para o fracionamento industrial segue um fluxo de produção que requer avaliação e ajustes constantes do processo de trabalho para manter a qualidade do produto e um elevado índice de aproveitamento até o envio da remessa das bolsas para a indústria. Após a retomada do recolhimento do plasma excedente, vários ajustes foram realizados no fluxo de trabalho do setor de processamento e estoque do hemocentro para poder cumprir o acordo de qualidade dos hemocomponentes, instituído após a qualificação e aprovação do hemocentro, autorizando o envio de plasma destinado a produção industrial de medicamentos.

Objetivos

: Avaliar o percentual de aproveitamento das bolsas enviadas para a indústria até o mês de maio de 2024, verificar o índice de perda nas remessas por semestre e analisar os motivos de descartes após inspeção visual realizada pela Hemobrás, entre os dois semestres do ano de 2023 e o primeiro semestre de 2024.

Metodologia

foi realizado um levantamento dos relatórios mensais enviados pela Hemobrás após a finalização da inspeção das remessas e analisado o percentual geral de perdas das bolsas enviadas até o momento pelo Hemonorte. Os resultados de perdas por semestre foram comparados entre si, e realizado uma avaliação dos motivos de descarte, além disso, foi verificado as intervenções promovidas no hemocentro para ajustar o processo de trabalho e reduzir as perdas dos produtos ao longo dos períodos de produção e envio das bolsas.

Resultados

Até mês de maio de 2024 foram recolhidas 27.936 unidades de bolsas de plasma, dessas apenas 1,34% foram reprovadas na inspeção visual realizada pela Hemobrás. No primeiro semestre de 2024 houve uma perda de 0,97% das bolsas enviadas, no segundo semestre houve um aumento das perdas, com um percentual de 1,7% e no primeiro semestre de 2024, houve uma redução do descarte, que apresentou um valor 1,02%. Três foram os principais motivos de perdas: O maior deles foi por bolsa quebrada (170 unidades), em segundo lugar, foi por segmento com hemácias (129 unidades) e o terceiro, por segmento com selagem inadequada (51 unidades).

Discussão

As bolsas de plasma produzidas pelo HEMONORTE e enviadas para a produção industrial de medicamentos apresentaram 98,66 % de aproveitamento. A perda por bolsa quebrada, pode ter sido ocasionada pelo transporte das bolsas, contudo, foi implantado o uso de cestas de inox, com capacidade para 32 unidades de bolsas de plasma, para o armazenamento e movimentação das bolsas dentro do setor de processamento e estoque. Os dois outros principais motivos encontrados, que dependem do processo de produção, foram realizados ajustes durante a continuidade dos meses, com correções nos equipamentos de extração automática para diminuir a presença de vestígios de hemácias no segmento e realizar a selagem na posição adequada, estas medidas geraram uma redução das perdas nos meses subsequentes.

Considerações finais

: A análise constante do aproveitamento de bolsas se mostra indispensável em um processo de produção para que as correções e intervenções sejam aplicadas objetivando uma melhoria continua na qualidade do trabalho e para que se obtenha um maior percentual de aproveitamento dos hemocomponentes produzidos.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas