A pandemia da COVID-19 demandou uma reestruturação dos serviços de saúde para atender as normas e diretrizes estabelecidas para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. Para garantir o fornecimento de produtos hemoterápicos para a rede conveniada durante a pandemia de COVID-19, a Fundação Hemominas (FH) definiu medidas a fim de garantir a segurança de doadores e profissionais. Os serviços de enfermagem da FH precisaram fazer alterações em seu funcionamento e organização para possibilitar a manutenção segura das atividades. Para o cumprimento das normas e recomendações estabeleceu-se uma organização das áreas de espera para o ciclo do sangue, garantindo-se a distância mínima de 1 metro entre os candidatos à doação e adotou-se a higienização de mãos com álcool gel e/ou água e sabão antes de cada procedimento. Foram intensificadas as orientações sobre a lavagem de mãos e uso de álcool gel para os doadores e funcionários, através de cartazes distribuídos pelas Unidades da Fundação Hemominas e orientação direta pela chefia imediata. Para a coleta de sangue total, além da adoção do agendamento de todas as doações para garantir um número de pessoas circulando compatível com a capacidade da unidade, garantiu-se o distanciamento entre as cadeiras de doação alterando-se, se necessário, o layout da sala de coleta. Estabeleceu-se ainda o atendimento de um doador por vez para cada funcionário e a limpeza e desinfecção das cadeiras após cada doação. A máscara cirúrgica passou a ser utilizada pelos trabalhadores envolvidos no atendimento direto a doadores, e para a coleta de sangue também foram disponibilizados e incentivados o uso do protetor facial como alternativa aos óculos de proteção já adotados. Para viabilizar todas as medidas planejadas foi necessária uma avaliação e adequação urgente dos materiais e insumos críticos. As escalas de trabalho e férias são reavaliadas constantemente para garantir o pleno funcionamento dos serviços, considerando a realidade de afastamento dos trabalhadores adoecidos pela COVID-19. A pandemia trouxe impacto nas rotinas individuais e de serviços, exigindo mudanças significativas nos locais de circulação de pessoas e a criação de novas formas de trabalho. A Fundação Hemominas adotou mudanças para proteção de doadores, pacientes e funcionários e manutenção do estoque garantindo a qualidade dos produtos hemoterápicos, e os serviços de enfermagem precisaram rapidamente se reestruturar e reorganizar seu processo de trabalho para atender a esses mesmos objetivos. O acompanhamento das atualizações de normas e evidências científicas, a adesão e o compartilhamento de novas rotinas de trabalho e percepções pela equipe de enfermagem vêm permitindo a adoção das medidas recomendadas e a manutenção do fornecimento de produtos hemoterápicos seguros.
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