Compartilhar
Informação da revista
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S79-S80 (Outubro 2021)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S79-S80 (Outubro 2021)
Open Access
LINFOMA CUTÂNEO PRIMÁRIO DIFUSO DE GRANDES CÉLULAS B TIPO PERNA TRATADO COM R-MINI-CHOP
Visitas
1438
NCR Cunha, RL Pacca, SS Fernandes, AHA Resende, LS Oliveira, PCC Bariani, PL Filgueiras, RMS Soares, LC Palma
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 43. Núm S1
Mais dados
Introdução

Os linfomas cutâneos primários de células B (LCPCB) representam um grupo heterogêneo composto por três subtipos: linfoma cutâneo primário de células B da zona marginal, linfoma cutâneo primário centrofolicular e o linfoma cutâneo primário difuso de grandes células B tipo perna, sendo que este último representa 20% de todos os LCPCB e 4% de todos os linfomas cutâneos. É uma condição rara, de comportamento mais agressivo entre os LCPCB e existem poucos estudos clínicos sobre o tratamento. OBJETIVO: relatar um caso de Linfoma Cutâneo Primário Difuso de Grandes Células B, tipo perna ocorrido no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto em tratamento com R-Mini-CHOP e com bom resultado. RELATO DE CASO: mulher, 76 anos, previamente hipertensa, diabética e hipotiroidea, compareceu à consulta com relato de lesões papulares em membros inferiores, com crescimento progressivo há 3 anos. Realizou biópsia cujo resultado revelou neoplasia linfoide de padrão difuso em derme, com células de tamanho intermediário e grande, com aspecto de centroblasto e imunoblastos, sem epidermotropismo, infiltrando difusamente a derme. O estudo imunohistoquímico revelou positividade das células neoplásicas para CD20, BCL-6 (fraco e focal), MUM-1, CD30, BCL-2 e negatividade para CD 10, Ciclina D1, ALK, C-MYC. O Ki67 foi de aproximadamente 80%. Às tomografias de estadiamento, a paciente não apresentava outras linfonodomegalias, a biópsia de medula óssea não apresentava infiltração medular e à avaliação clínica, ausência de sintomas B. Feito então o diagnóstico de Linfoma Difuso de Grandes Células B primário cutâneo, tipo perna, estadio T2bN0M0. Devido a idade e performance status, optado por realizar VI R-Mini-CHOP com reestadiamento interim. No momento, paciente encontra-se no IV R-mini-CHOP, com tomografias após o III R-mini-CHOP mantendo ausência de linfonodomegalias e com lesão em perna com melhora significativa.

Discussão

o linfoma cutâneo primário difuso de grandes células B tipo perna é uma neoplasia linfoide rara caracterizada por lesões cutâneas em membros inferiores e que, diferentemente de outros linfomas cutâneos, pode se disseminar para sítios extracutâneos. Morfologicamente a biópsia da lesão mostra um infiltrado sem epidermotropismo com centroblastos e imunoblastos e a avaliação imunohistoquímica revela positividade para marcadores B (CD19+, CD20+, CD22+ CD79a+), BCL-6 e BCL-2. Apesar da expressão do BCL-2, a translocação cromossômica t(14;18) não é comumente vista. O rearranjo do MYC foi demonstrado em 13-43% dos casos, mas não há correlação entre o rearranjo e a expressão do MYC. O CD10 é geralmente negativo e pode haver expressão de imunoglobulina de superfície ou citoplasmática. O estadiamento do linfoma difuso de grandes células B primário cutâneo é feito pelo Sistema de estadiamento TNM do EORTC/Sociedade Internacional para Linfomas Cutâneos primários que não sejam micose fungoide ou síndrome de Sézary. O tratamento é feito com combinação de agentes quimioterápicos envolvendo o rituximabe e a radioterapia local isolada não é indicada na maioria dos casos. A presença de múltiplas lesões cutâneas ao diagnóstico é um fator de risco para piores desfechos. A sobrevida em cinco anos é de aproximadamente 41-66% e mais da metade dos pacientes vão apresentar recidiva da doença.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas