Objetivos: As Ligas Acadêmicas baseiam-se no objetivo de complementar a formação universitária, agregando conhecimento teórico e prático em diferentes campos de saúde, estimulando o raciocínio clínico e desenvolvimento científico. Desse modo, relata-se a experiência de acadêmicos de medicina, entre o quinto e décimo segundo período, da Liga de Hematologia (LAHEM) da Universidade Potiguar (UnP). Material e métodos: Fundada em 2017, a LAHEM atua com 20 ligantes ativos de maneira diversificada na construção de habilidades na formação médica. São vivenciadas práticas dispostas em escala semanal, cujo campo de atuação inclui o ambiente ambulatorial e hospitalar – onde os estudantes desenvolvem evoluções diárias de pacientes internados em enfermarias de instituições de referência. Destaca-se a oportunidade de contato com casos desde o momento do diagnóstico até os desfechos de cada tratamento aplicado. A par disso, as práticas ambulatoriais são realizadas sob a preceptoria de hematologistas, que conduzem discussões aprofundadas sobre temas vivenciados nos atendimentos. Quanto à construção de conhecimentos teóricos, são propostas reuniões mensais nas quais se apresentam conteúdos e artigos para aperfeiçoamento do raciocínio científico. Resultados: No período de 2017 a 2020, a LAHEM, por meio de dupla de ligantes, desenvolveu reuniões mensais para apresentação de casos clínicos e artigos científicos relacionados à hematologia e hemoterapia, de modo a complementar a formação de habilidades médicas. As atividades práticas desenvolvidas incluíram ambulatórios, centro cirúrgico com coleta de medula óssea, visitas em enfermarias e participação em mesa redonda para discussão sobre a melhor abordagem terapêutica para os pacientes. Cabe destacar ainda a participação dos ligantes em atividades científicas, como o trabalho “Ciclofosfamida, talidomida e dexametasona como terapia para síndrome de POEMS – uma série de casos”, apresentado no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO) 2017. Com isso, os membros relataram uma excelente e enriquecedora experiência nos campos de prática proporcionados pela liga, os quais contribuem para o raciocínio clínico e ampliação do senso crítico acadêmico e profissional. Discussão: As Ligas Acadêmicas, nas suas mais diversas áreas de atuação, foram criadas com o objetivo de despertar questionamentos e expor o acadêmico à realidade dos atendimentos hospitalares e ambulatoriais de maneira mais intensa e otimizada, além de direcionar e aplicar os ensinamentos adquiridos na universidade. A rotina proporcionada pela LAHEM permite um contato precoce e diário com a vivência hospitalar e ambulatorial, bem como o entendimento da abordagem multiprofissional exercida no cuidado de pacientes hematológicos – incluindo o manejo de aspectos psicológicos envolvidos. Isso acontece em um ambiente construído e conduzido pelos estudantes a partir do estímulo e contato com temas do seu interesse, consolidando o compromisso em aprofundar conhecimentos. Conclusão: A LAHEM tem importante papel na formação acadêmica dos ligantes, promovendo crescimento pessoal e desenvolvimento de habilidades clínicas. Além disso, a liga colabora na otimização do trabalho dos profissionais atuantes nos serviços contemplados e no fortalecimento da relação entre médico, estudante e paciente, transformando o atendimento e o cuidado oferecidos.
Informação da revista
Vol. 42. Núm. S2.
Páginas 490 (novembro 2020)
Vol. 42. Núm. S2.
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LIGA DE HEMATOLOGIA DA UNIVERSIDADE POTIGUAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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