Introdução: A função de uma Liga Acadêmica é a divulgação e o aprofundamento de conhecimento em uma área específica. Nesse contexto, a Liga Acadêmica de Hematologia (LAHem) da Universidade de Brasília (UnB) exerce sua função no meio acadêmico há 8 anos, por meio da promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Essa é composta por graduandos do curso de Medicina de diferentes semestres e professores da instituição. Objetivo: Este trabalho objetiva relatar as atividades desenvolvidas pela LAHem nos anos de 2019 e 2020. Relato da experiência: A LAHem, desde sua criação, tem proporcionado momentos de aprendizado e crescimento dos seus participantes. Esse é construído em reuniões semanais abordando os principais temas da Hematologia, seja no âmbito das Anemias, Distúrbios de Coagulação ou Onco-Hematologia. Além das aulas internas, realiza-se eventos semestrais: no primeiro semestre do ano, a liga organiza um evento em parceria com o Hospital Sírio-Libanês abrangendo o público acadêmico da Universidade, além de grande adesão de público multiprofissional. Já no segundo semestre, organiza-se um evento para a comunidade acadêmica da UnB, oferecido como projeto de extensão. Além disso, com o intuito de oferecer prática aos participantes, a LAHem oferece presença nos ambulatórios de Hematologia do Hospital Universitário de Brasília. Outro serviço que o ligante tem contato é o de Transplante de Medula óssea no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal em período de férias letivas. No âmbito da pesquisa, os integrantes da organização elaboram anualmente trabalhos submetidos a congressos médicos, sejam eles no modelo de “Relato de caso” ou em “Revisão de Literatura”, o que colabora para a construção de um bom currículo médico dos componentes. Discussão: A LAHem proporciona o aprendizado teórico-prático na área de Hematologia de conhecimentos não abordados durante a formação acadêmica. Além de promover ao ligante conhecimentos importantes na construção do médico, sejam eles: responsabilidade e habilidades de comunicação. Outro ponto a ser destacado é a associação do conhecimento transmitido pelos docentes da universidade e a prática clínica em diferentes cenários de atenção, que possibilitam o maior aprendizado e vivências que o acadêmico não teria na graduação médica. Conclusão: Entre as diversas atividades supracitadas no âmbito do ensino, extensão e pesquisa, percebe-se o benefício direto aos alunos e a comunidade acadêmica de Brasília. Objetivando, ainda, maior contribuição dessa organização no conhecimento e desenvolvimento da Hematologia como especialidade médica.
O fator de impacto mede o número médio de citações recebidas em um ano por trabalhos publicados na revista durante os dois anos anteriores.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2022
O CiteScore mede as citações médias recebidas por documento publicado. Mais informação
Ver maisCiteScore Percentile indica a posição relativa de um título de série em seu campo de assunto.
Ver maisSJR é uma métrica de prestígio baseada na idéia de que todas as citações não são iguais. SJR utiliza um algoritmo similar ao page rank do Google; é uma medida quantitativa e qualitativa ao impacto de uma publicação.
Ver mais