Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S864-S865 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S864-S865 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
INSTRUMENTO METODOLÓGICO INFORMATIZADO COM CONCEITUAÇÃO E DEFINIÇÃO DOS TIPOS DE EVENTOS DAS NÃO CONFORMIDADES EM HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA
Visitas
183
Al Nunesa,b, LF Sebolda
a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil
b Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), Florianópolis, SC, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivo

Descrever a construção e padronização do instrumento metodológico informatizado para conceituação e definição dos tipos de eventos das não conformidades (NCs) em hematologia e hemoterapia.

Materiais e métodos

O estudo metodológico foi desenvolvido a partir do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem, Modalidade Mestrado Profissional da UFSC. Seguiu as etapas: obtenção, análise e organização de dados e elaboração de um instrumento metodológico informatizado para conceituação e definição dos tipos de eventos das NCs da hematologia e hemoterapia. O cenário do estudo é o HEMOSC, que presta atendimento hemoterápico à população e assistência a portadores de doenças hematológicas desde a década de 1960. Foi realizada uma revisão narrativa, e a partir da aprovação do comitê de ética do HEMOSC, sob o CAAE 50947921.0.0000.0110 e parecer favorável, foi realizada a coleta de dados conforme Bardin (2011), no setor de Coordenadoria de Ensino, Planejamento e Qualidade (CEPQ). Foram coletados 1.135 NCs no período de 31/08/2019 à 31/08/2020 por meio do software Hemosol. Para definição e conceituação dos eventos foi utilizado como referencial teórico as recomendações do Manual do Sistema Nacional de Hemovigilância, Transfusion Error Surveillance System (TESS), Food and Drug Administration (FDA), National Healthcare Safety Network (NHSN) e Organização Munidal da Saúde (OMS). Para a informatização do instrumento, foi utilizada a metodologia DADI (Definition Architeture Design Implementation), e após definição de layout o instrumento passou para fase de teste, sendo aprovado pelos usuários passou a compor o Procedimento Operacional Padrão (POP) do HEMOSC.

Resultados

Como resultados da pesquisa obteve-se três produtos, sendo o primeiro o manuscrito da pesquisa titulado como “Construção de instrumento informatizado dos tipos de eventos das não conformidades em hematologia e hemoterapia”, o título de Mestre ao autor, e por fim, o instrumento com a definição e conceituação dos eventos do ciclo do sangue que foi implementado ao POP do HEMOSC.

Discussão

O instrumento é composto por seis domínios, sendo que o domínio I, traz a definição e conceito dos principais eventos relacionados ao doador. No domínio II foram definidos os eventos relacionados ao processamento e distribuição dos hemocomponentes, o domínio III os principais eventos relacionados aos laboratórios. O domínio IV define os principais eventos adversos relacionados ao receptor. As NCs também podem ser classificadas como diversas, que foram dividas em apoio técnico (domínio V) e apoio administrativo (domínio VI), que são os erros por descumprimento de uma norma ou requisito.

Conclusão

A padronização dos processos que permeiam a gestão do cuidado nas tratativas dos eventos, dentro das normativas e diretrizes de saúde dos principais órgãos de saúde do mundo, traz segurança e qualidade aos usuários, bem como norteia as ações dos colaboradores, o instrumento de definição e conceito dos eventos, disponibilizado no POP para consulta, contribui para o processo de gerenciamento das NCs e diminui a diversificação da classificação dos eventos.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas