Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S346 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S346 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
INIBIÇÃO DA VIA HGF/MET NO NICHO DA MEDULA ÓSSEA REPRESENTA POTENCIAL ALVO TERAPÊUTICO PARA LEUCEMIA MIELOIDE AGUDA
Visitas
387
MLP Buenoa, FS Niemanna, NG Amôra, I Santosa, ASS Duartea, A Bastosa, STO Saada, FM Roversia,b
a Centro de Hematologia e Medicina Transfusional (Hemocentro), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
b Department of Surgery Division of Transplantation, Emory University, Atlanta, United States
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivos

O fator de crescimento de hepatócitos (HGF) é um mitógeno secretado por células estromais mesenquimais (MSCs) que regula o crescimento, a motilidade e a morfogênese celular. No microambiente tumoral da medula óssea (MO) (nicho), o HGF interage com o receptor MET nas células leucêmicas ativando vias de sinalização que contribuem para a resistência quimioterápica e, consequentemente, o desenvolvimento de novos compostos que atuam na interação HGF/MET, torna-se crucial para o tratamento da leucemia mieloide aguda (LMA). Assim, investigamos os efeitos de três novos inibidores de MET, B2000, B6000 e C1000 (Brigham University, WO 2011/127192 A2) in vitro e in vivo.

Métodos

Células mononucleares da medula óssea humana (BMNCs) de pacientes com LMA e doadores saudáveis (HD) e linhagens leucêmicas (OCI-AML3, MOLM-13) foram tratadas com inibidores de MET e as taxas de apoptose foram avaliadas. O valor de IC50 foi calculado através de resultados de ensaios de viabilidade. A expressão proteica de HGF foi avaliada por imunofluorescência. In vivo, camundongos portadores de LMA agressiva foram tratados com os inibidores de MET (10 mg/kg; 1x/dia; 5 dias) e medula óssea, sangue periférico e baço foram coletados. Um sistema 3D que mimetiza o nicho da MO foi desenvolvido usando uma esponja hemostática para cultura de células estromais mesenquimais (MSCs), células endoteliais da veia umbilical humana (HUVECs) e células leucêmicas. Análises de sinergia foram realizadas usando o pacote Synergy Finder em R.

Resultados

Os inibidores promoveram apoptose de BMNCs de pacientes com LMA (p < .01) sem modular células saudáveis. Nas células Molm-13 e OCI-AML3, o tratamento com os compostos resultou em valores baixos de IC50 (< 10 μM). Para validar esses achados em um modelo fisiopatológico, camundongos leucêmicos foram tratados com os inibidores de MET. O composto C1000 demonstrou o efeito mais citotóxico, inibindo a proliferação de células leucêmicas na medula óssea, baço e sangue periférico (p <,0001). Para simular as condições do nicho, células Molm-13 e OCI-AML3 foram cocultivadas com MSCs. Após tratamento com inibidores de MET, a expressão de HGF foi reduzida nas células leucêmicas, indicando interrupção da interação HGF/MET. Em um modelo de co-cultura 3D, o tratamento superou o efeito protetor das células do nicho, evidenciado por uma redução de ̃70% em células de pacientes com LMA (p <,0001). Para explorar a aplicação clínica do composto C1000, as linhagens leucêmicas foram tratadas com C1000 e/ou com Venetoclax, inibidor de BCL2 atualmente utilizado para o tratamento de pacientes com LMA não elegíveis para quimioterapia intensiva. A análise de sinergia revelou uma interação sinérgica entre os compostos C1000 e Venetoclax (pontuações de sinergia Bliss, ZIP, Loewe, HAS > 10).

Conclusão

Nossos achados pré-clínicos sugerem que inibidores de MET representam uma classe de agentes terapêuticos com potencial para melhorar significativamente o tratamento de pacientes com LMA. A combinação com Venetoclax pode oferecer uma opção terapêutica mais eficaz e com menor toxicidade, aumentando as chances de cura e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Apoio

FAPESP #2017/21801-2, #2019/25247-5, #2021/05320-0; CNPq #303405/2018-0.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas