
Células-tronco mesenquimais (CTM) são células multipotentes que inibem a proliferação e atividade citotóxica das células do sistema imune. Por essas características as CTM têm sido usadas em terapia celular para o tratamento de inúmeras doenças, dentre elas, nas complicações do pós-transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH), como a doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH).
ObjetivosDescrever os cuidados associados à infusão de CTM em um hospital universitário do Sul do Brasil.
Materiais e métodosEstudo descritivo, com relato de experiência de enfermeiras de um hospital universitário do Sul do país.
ResultadosA instituição realiza infusão de CTM desde 2010. A administração das CTM é realizada por enfermeiras, acompanhadas por um médico e um técnico de enfermagem. São infundidas através de acesso venoso central, por gotejo gravitacional, utilizando equipo com filtro para retenção de macroagregados e com duração entre 10 e 20 minutos. As bolsas de CTM possuem volume padrão de 100 mL, sendo realizado, ao término, lavagem da bolsa e equipo com 20 mL de soro fisiológico. Os principais cuidados de enfermagem são aadministração de medicamentos anti-histamínicos e antitérmicos 30 minutos antes da infusão, verificação dos sinais vitais (antes, durante e após), e monitorizaçãode possíveis reações transfusionais e/ou instabilidade hemodinâmica.
DiscussãoOs cuidados e orientações de enfermagem prestados são baseados em protocolos institucionais e a equipe de enfermagem está em constante atualização para realizar este tipo de infusão. Os cuidados prestados aos pacientes com infusão de CTM tem se mostrado corretos e seguros.
ConclusãoPor tratar-se de uma terapia ainda em fase de estudo, sugere-se que a equipe de enfermagem siga observando e aprofundando-se nos estudos sobre os cuidados específicos durante a infusão, a fim de aprimorar a prática desse cuidado.