Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1053 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1053 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
INFLUÊNCIA DO BACILLUS CALMETTE-GUÉRIN NA MATURAÇÃO DE CÉLULAS DENDRÍTICAS HUMANAS DIFERENCIADAS A PARTIR DE MONÓCITOS
Visitas
322
TS Limaa,b, BF Gonçalvesa, MES Barbosaa, C Nogueirab, ASC Camposa,b, RT Pinhoc, R Schafella,b,c, A Maiolinoa,b, HDS Dutraa,b
a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
b Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
c Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivos

As células dendríticas (DCs) desempenham um papel essencial no sistema imune e têm sido utilizadas na imunoterapia contra o câncer. Este estudo visa comparar a maturação de DCs in vitro por BCG tendo como referência a maturação por TNF-α, avaliando a produção de citocinas e a influência na produção de citocinas pelos linfócitos T(Ly-T).

Materiais e métodos

DCs foram obtidas de monócitos isolados do sangue de doadores saudáveis e cultivados por 5 dias em RPMI-1640, soro fetal bovino (10%), IL-4 e GM-CSF para diferenciá-las em DCs imaturas. A maturação terminal foi realizada por 24h com TNF-α e IFN-α (DC-TNF) ou BCG morto (DC-BCG) na proporção de 1:1. A dosagem de citocinas de DCs foi complementar neste estudo. As DCs foram co-cultivadas com Ly-T autólogos(AT) e alogêneicos(ALO) para avaliar a produção de citocinas (1:10 DC:Ly-T por 24 e 48 h). A dosagem de citocinas foi realizada com o kit Bio-Plex ProTM Human Chemokine Assays (27 citocinas).

Resultados

A DC-TNF gerou níveis mais altos de IP-10 > IL-8 > RANTES, sugerindo um perfil mais pró-inflamatório. A produção de IL-12p70, IL-10 IL-15, IL-1β, MIP-1α, MIP-1β e MCP-1 foram similares entre DC-TNF e DC-BCG. Em relação à produção das citocinas de Ly-T (AT e ALO), as de perfil Th1: IFN-γ > IL-2 > e TNF-α foram mais elevadas com DC-BCG, tanto no cultivo AT, quanto no cultivo ALO do que por DC-TNF. A citocina IL-12p70 só foi produzida pelos Ly-T AT e ALO estimulados por DC-BCG. As citocinas Th2: IL-4 e Eotaxin foram pouco expressas pelos Ly-T AT no estímulo com DC-TNF, já no estímulo com DC-BCG resultou em maior concentração destas citocinas. A produção de IL-13 teve diferença estatisticamente significativa, atingindo níveis três vezes maiores pelos Ly-T AT estimulados por DC-BCG .No estímulo ALO observamos um aumento significativo na produção de IL-4 e IL-13 por esses Ly-T estimulados por DC-BCG. No perfil Th17, a IL-17a, foi produzida em maior quantidade pelos Ly-T estimulados por DC-BCG, do que por DC-TNF, tanto na cultura AT quanto ALO. Em relação às demais citocinas produzidas por Ly-T AT, IL-7 e G-CSF só foram produzidas pelos Ly-T estimulados por DC-BCG. Não observamos um aumento estatisticamente significativo entre a produção de RANTES e IL-1ra por esses Ly-T nos dois estímulos. Os Ly-T AT estimulados por DC-BCG produziram níveis mais altos e estatisticamente significativos de MIP-1α > IP-10 > IL-1β IL-8 > GM-CS = IL-6 > IL-9 = MCP-1 do que os Ly-T estimulados por DC-TNF. Não foi encontrada diferença estatística entre a produção das citocinas: IP-10, MCP-1, MIP-1β e RANTES por Ly-T ALO estimulados por DC-BCG ou DC-TNF. Os Ly-T ALO estimulados por DC-BCG tiveram maior produção de MIP-α = IL-8 > IL-6 = IL-9 = GM-CSF = IL-1β = IL-1RA do que os estimulados por DC-TNF.

Discussão

Apesar das limitações na estratégia de dosagem de citocinas, e da pequena amostragem (n = 5), nosso estudo demonstrou o comportamento biológico dos Ly-T estimulados por DCs num modelo autólogo e alogênico. O uso de BCG como ativador do sistema imune tem sido associado à redução de infeções e a um efeito antitumoral. Os resultados indicam que o uso de DCs ativadas por BCG pode amplificar a resposta dos Ly-T em comparação com o estímulo por TNF-α.

Conclusão

As DCs maduras com BCG morto demonstram uma capacidade superior às DC-TNF em elevar a produção de citocinas pelos Ly-T associados aos perfis Th1, Th2 e Th17.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas