
Monitorar, identificar necessidades de melhorias e acompanhar resultados de ações através da observação de indicador de saúde denominado: índice de solicitação em conformidade com protocolo de reserva cirúrgica.
Material e métodosLevantamento mensal de todas as cirurgias elegíveis para reservas de hemocomponentes e do quantitativo de hemocomponentes reservados. Realizada comparação com o previsto em protocolo institucional e o reservado pelo cirurgião, além do percentual de utilização. Consideradas reservas não conformes quando o quantitativo solicitado era menor ou maior ao definido em protocolo. Estudo realizado de janeiro de 2020 a junho de 2022, hospital de com leitos,9 salas de centro cirúrgico, da rede privada do município do Rio de Janeiro, com perfil predominante de cirurgias eletivas de médio e grande porte (70%).
ResultadosObservamos que no ano de 2020 foram realizadas um total de 4.268 cirurgias (média de 356cirugias/mês), com 13% das cirurgias elegíveis para reserva de hemocomponentes. O índice de solicitação em conformidade com o protocolo de reserva cirúrgica foi de 30,4%, e a taxa de utilização de 12%. No ano de 2021 foram realizadas um total de 5.818 cirurgias (média de 484 cirugias/mês), com 12% das cirurgias elegíveis para reserva de hemocomponentes. O índice de solicitação em conformidade com o protocolo de reserva cirúrgica foi de 38,8%, e a taxa de utilização de 9%. Nos primeiros 6 meses de 2022, foram realizadas um total de 3.397 cirurgias(média de 566cirurgias/mês), com 12% das cirurgias elegíveis para reserva de hemocomponentes. O índice de solicitação em conformidade com o protocolo de reserva cirúrgica foi de 55,2%, e a taxa de utilização de 15%.
DiscussãoOs indicadores de saúde são apresentados em todas as reuniões do Comitê transfusional. A partir dos resultados, várias estratégias de melhorias são sugeridas pela equipe multidisciplinar. A divulgação e adesão dos cirurgiões e anestesistas ao protocolo institucional de reservas cirúrgicas é um desafio. O monitoramento desses índices é de vital importância para manutenção de um estoque mínimo de segurança que permita o hospital realizar sem atrasos todas as cirurgias eletivas e de urgência, sempre com foco principal na segurança do paciente. O acompanhamento permite identificar a necessidade de ações de melhorias e acompanhar o resultado dessas ações. Observamos melhoras dos índices alo longo do período estudado e várias ações foram fundamentais para esse resultado (envolvimento dos membros do Comitê transfusional e setor de Qualidade, envolvimento do setor de marketing do hospital na divulgação para as equipes cirúrgicas, envolvimento do setor de internação e dos colaboradores da hemoterapia na difusão do protocolo).O protocolo é revisado anualmente, levando em consideração dados do ano anterior.
ConclusãoMelhorar os índices de conformidade significa trabalhar de forma racional o uso de hemocomponentes, assim como otimizar recursos com gastos de insumos, tempo de trabalho do colaborador, logística de distribuição e fornecimento de hemocomponentes do centro produtor para a agência transfusional. O monitoramento de resultados através do acompanhamento de indicadores de saúde é essencial para identificação de oportunidades de melhorias, sensibilização da equipe multidisciplinar envolvida nos processos, gestão de recursos e garantia de segurança ao paciente.