Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S902 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S902 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
ÍNDICE DE DESCARTE SOROLÓGICO EM DOADORES DE SANGUE NA COLSAN - ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE COLETA DE SANGUE NO ANO DE 2023
Visitas
319
NMRD Vale, RM Parreira, GP Celiberto, LFD Santos, LS Nunes, AJP Cortez, FRM Latini, CP Arnoni
Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

A legislação vigente para bancos de sangue determina que os serviços de hemoterapia devem realizar, em todas as doações, testes para as doenças transmitidas pelo sangue (HIV, HTLV, Hepatite C (HCV), Hepatite B (Anti-HBc e HBsAg), Sífilis e doença de Chagas). O kit utilizado nesses testes deve possuir alta sensibilidade e especificidade para aumentar a segurança transfusional e diminuir os riscos de contaminação.Objetivo: Avaliar o descarte sorológico de doadores de sangue da COLSAN no ano de 2023.

Material e métodos

Foi realizado levantamento das informações da coleta e do descarte sorológico de 166.629 doadores triados em 2023 pelo laboratório de sorologia da COLSAN. A metodologia utilizada foi eletroquimioluminescência. Os dados foram coletados de relatórios emitidos pelo sistema informatizado utilizado na Instituição (Eblood) e analisados em indicadores mensais da Instituição.Resultados: Em 2023 foram triadas amostras de 166.629 doadores de sangue e o descarte sorológico foi de 1,78%. Os parâmetros com os maiores descartes foram Sífilis (0,94%) e Anti-HBc (0,48%), já os parâmetros com os menores descartes foram HBsAg (0,03%) e doença de Chagas (0,04%). Os demais parâmetros apresentaram valores medianos comparados com os demais, HCV (0,13%), HIV (0,12%) e HTLV (0,11%).

Discussão e conclusão

De acordo com o relatório de Produção Hemoterápica Brasileira de 2023, disponibilizado pela Anvisa, os descartes sorológicos encontrados nesse trabalho estão todos abaixo dos valores encontrados no Brasil, possivelmente pela sensibilidade e especificidade do teste utilizado e pela regionalização dos postos de coleta. Apesar de observarmos na população um aumento da contaminação por Sífilis, a alta positividade encontrada no banco de sangue também pode estar relacionada com a cicatriz sorológica, assim como a positividade para Anti-HBc. Conhecer a positividade dos doadores é de extrema importância para o direcionamento das possíveis ações de saúde para a população, pensando na prevenção, orientação e tratamento das doenças existentes.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas