Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S735 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S735 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
ÍNDICE DE CANDIDATOS A DOAÇÃO DE SANGUE EM UM HEMOCENTRO DO NORDESTE DO BRASIL
Visitas
273
FM Aquino, WS Teles, AGT Araujo, OS Rezende, FECD Carmo, APBP Silva, FKF Oliveira, MN Andrade, MDS Silva
Centro de Hemoterapia de Sergipe (HEMOSE), Aracaju, SE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

A doação de sangue é, ainda hoje, um problema de interesse mundial, pois não há uma substância que possa, em sua totalidade, substituir o tecido sanguíneo. Os hemocentros têm dificuldades em manter o estoque de sangue para atender às necessidades específicas e emergenciais, colocando em risco a saúde e a vida da população. As estatísticas mundiais mostram que as doações de sangue não acompanham o aumento de transfusões. Muitos países enfrentam dificuldades em suprir a demanda de sangue e hemocomponentes, principalmente, aqueles em que há uma política proibitiva em relação à comercialização do sangue.

Objetivos

A presente pesquisa tencionou apresentar os índices de candidatos à doação de reposição, doação voluntária, a doação em campanha em um Hemocentro do Nordeste Brasileiro.

Metodologia

Foi efetuado um exame transversal com dados retrospectivos, com observação dos dados a partir dos registros da Gerência de Cadastro doação de sangue no período de janeiro, fevereiro e março de 2024. Para fins de análise, os dados obtidos foram tabulados e apresentados em frequência absoluta.

Resultados

Relativamente ao número de candidatos que comparecem vinculando sua doação ao paciente/N°total de candidatos X 100 em janeiro foram de 49,3%, fevereiro 33,17% e março foram de 39,24%. Quanto ao número de candidatos que compareceram sem vinculação ao paciente/N°candidatos X 100 foram em janeiro de 46.49%, fevereiro 51,09% e março 40,00%. No que tange aos candidatos a doação que compareceram através de grupos agendados/ N°de candidatos X 100 foram em janeiro de 2,99%, fevereiro 14,8% e março foi de 17,54%. No que concerne aos candidatos que compareceram através de convocação/ N°doadores convocados X 100 foram em janeiro de 1,31%, fevereiro 0,92% e março foi de 3,2%. Em referência aos candidatos a doação de sangue do sexo masculino/ N°de candidatos X 100 foram em janeiro de 55,65%, fevereiro 55,73% e março foi de 51,41% e candidatos femininos foram concomitantemente 44,4%, 44,26% e 44,58%.

Discussão

O índice de candidatos à doação de reposição nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2024 alcançou a meta. Atribuímos o resultado ao trabalho educativo que vem sendo desenvolvido pela equipe no sentido de esclarecer o processo e a importância da doação voluntária, não comprometendo o atendimento da solicitação sangue. Em relação ao índice de candidatos a doação voluntária nos meses de janeiro e fevereiro de 2024 foi alcançada, não obstante Quanto ao mês de março a meta não foi alcançada devido à solicitação por parte dos hospitais, da apresentação de comprovante de doação, bem como a abordagem por parte de familiares de pacientes para direcionar sua doação voluntária em reposição. Quanto à doação em campanha no mês de janeiro não foi alcançado. Atribuímos o ocorrido em virtude do período de férias, pós-festividades e grande incidência de viroses. Nota-se que o índice de doadores do sexo masculino, bem como do sexo feminino atingiu a meta proposta nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2024.

Conclusão

Sendo assim, ressaltamos a importância das autoridades para o incentivo ao desenvolvimento de projetos que visem à educação da população para a doação de sangue, especialmente, os que desenvolvem seus trabalhos junto aos jovens, pois estes serão os nossos futuros doadores.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas