
Avaliar o impacto no custo e na geração de resíduo mediante a incorporação do dispositivo não invasivo multiparamétrico na triagem do doador.
Material e métodosA análise foi realizada pelo setor de triagem clínica e hematológica de doadores com o suporte da área de higienização. Trata-se de um estudo retrospectivo, de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. Esta pesquisa foi realizada em um banco de sangue de Belo Horizonte. A coleta de dados foi realizada após a incorporação do dispositivo Tensor Tip VSM -CNOGA na triagem dos doadores de sangue em outubro de 2019 objetivando a otimização do custo e diminuição na geração de resíduos no setor. O setor de triagem da instituição conta com 6 consultórios e faz o atendimento de cerca de 2400 doadores/ mês. No processo de aquisição da tecnologia foram elencados os materiais referentes ao processo até então utilizado pela instituição, que contava com a aferição dos índices de hemoglobina e hematócrito pelo método capilar Hemo Control da EKF Diagnostics, havendo a necessidade do uso dos seguintes materiais: microcuveta, lanceta, par de luvas, álcool, descartador e algodão. A geração de resíduos (Grupo E) ao final de cada mês na instituição representava na época cerca de 41.200 quilos (0,0412 toneladas) que eram encaminhados para incineração. Foi calculado o valor de custo gasto em material, cerca de R$2,69/ doador acrescido o valor da incineração de resíduos. Para a aquisição desta tecnologia foram também considerados os demais aspectos: conforto ao doador, melhor experiência e satisfação do doador, menor exposição ocupacional e maior segurança aos colaboradores.
ResultadoCom a aquisição do dispositivo não invasivo multiparamétrico, houve uma redução expressiva na geração de resíduo no setor bem como diminuição dos custos relacionados ao procedimento de verificação dos índices hematimétricos do doador. A quantidade de resíduo gerado no setor caiu 88%, passou a ser 4,800 quilos ao mês, o que significou um impacto positivo na diminuição de resíduos. Em relação aos custos com materiais, o valor aportado ficou equiparado ao custo na locação dos equipamentos.
DiscussãoA sustentabilidade na área da saúde, representa um grande desafio para todos os setores. Na área assistencial este conceito deve ser atribuído a todos os setores. O gerenciamento de resíduos é de responsabilidade e os princípios de gerenciamento de resíduos devem estar na rotina da assistência de maneira sistemática, seja na prevenção em não gerar e reduzir resíduos, na precaução com adoção de medidas para evitar a ocorrência dos danos ambientais e na proteção à saúde humana e à qualidade ambiental. A incorporação de novas tecnologias deve atender a essas necessidades associadas à avaliação de custo do processo. No cenário descrito, foi possível realizar uma análise prévia que considerou vários destes aspectos mencionados e que envolveu o alinhamento de conduta e entendimento de diversos setores da instituição.
ConclusãoApós a incorporação do dispositivo não invasivo multiparamétrico na triagem do doador, nossos resultados tornam-se relevantes na prática da assistência, ao qual conseguimos várias melhorias no setor, dentre elas, a expressiva redução de geração de resíduos (Grupo E - material perfurocortante), diminuição do consumo com material, associado a um melhor conforto ao doador. O setor tornou-se também livre de acidentes perfurocortantes, trazendo uma maior segurança aos colaboradores.