HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosAs Reações Transfusionais (RT) são incidentes relacionados à transfusão de hemocomponentes e/ou aos processos relacionados ao ciclo do sangue. No HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre) o Comitê Transfusional (CT) atua há mais de 20 anos e vem trabalhando nas questões relacionadas à essa temática. Devido a sua alta demanda e relevância, desde o ano de 2012 foi criado um grupo ligado ao CT que atua diretamente nos processos que envolvem a Hemovigilância do HCPA.
ObjetivosDescrever os dados referentes há uma década de trabalho realizado pelo Banco de Sangue (BS) em relação aos processos transfusionais e as melhorias nas notificações de RT.
Material e métodosEstudo descritivo que visa demonstrar o trabalho do BS do HCPA em relação ao processo de hemovigilância.
ResultadosNa década que compreende os anos de 2014‒2024 tivemos muitos desafios em saúde de grande impacto: passamos pela epidemia do COVID-19 e uma grande enchente que assolou o estado do Rio Grande do Sul (RS). Em meio a esse cenário, o BS do HCPA realizou cerca de 231.586 transfusões e a média de RT foi de 7,08/1000 transfusões. Nesse período realizaram-se diversas ações visando a educação em saúde dos profissionais envolvidos nesse processo, sendo em forma de EAD bem como capacitações presenciais.
DiscussãoIndicadores em saúde são importantes norteadores, tanto de oportunidade de melhorias como de qualidade assistencial prestada. A implementação de reciclagem ao profissional atuante no cuidado hemoterápico a beira leito implementado pelo CT se faz crucial para a manutenção de conhecimentos e melhorias de resultados.
ConclusãoPercebeu-se que houve um incremento de notificações a partir do ano de 2018, quando a taxa era de 4,8/1000 para 7,2/1000 no próximo período. Desde então, as ações educativas por EAD passaram a ser realizadas de forma obrigatória a cada 2 anos, visando a manutenção do aprendizado entre as equipes de enfermagem e médica. Destacou-se, também, que reações de sobrecarga volêmica, antes subnotificadas, passaram a ter um incremento no número de notificações, sendo este um aspecto bastante positivo do ponto de vista de avaliação clínica dos receptores de transfusão, fortalecendo o cuidado em saúde. Desta forma, demonstramos com o estudo o impacto positivo de ações em saúde com educação continuada na identificação, monitoramento e tratamento de RT, tornando o processo transfusional mais seguro em um hospital de alta complexidade.




