HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA realização da pesquisa de anticorpos irregulares (PAI) em doadores de sangue além de ser obrigatória por lei, possui fundamental importância para as boas práticas transfusionais. O conhecimento desta ocorrência permite a exclusão de produtos plásmaticos oriundos da doação, pois e a infusão passiva desses anticorpos encontrados durante a transfusão pode expor o paciente ao risco de hemólise e pode também interferir nos testes pré-transfusionais posteriores para novos eventos transfusionais. O conhecimento do perfil dos doadores de sangue do ponto de vista imuno- hematológico dentro da nossa população, trata-se de uma condição de que proporciona maior segurança na escolha do hemocomponentes para trasnfusão.
ObjetivosAvaliar a incidência da ocorrência de identificação de PAI(Pesquisa de Anticorpos Irregulares) em doações de sangue e identificar as características desses doadores e dos anticorpos identificados.
Material e métodosFoi identificado no período de janeiro de 2024 à maio de 2025 através do sistema Real Blood, que é o utilizado no BSST, as doações com ocorrência de PAI positivo e extraído do mesmo as característics dos doadores e dos anticorpos identificados.
Discussão e conclusãoSegundo dados da literatura, a presença de anticorpos irregulares na população geral encontra-se entre 0,3% e 2. Os valores encontrandos demonstram valores próximos ao da população geral. Com rotina, no BBST, a presença de detecção de resultado de PAI positiva na doação, exclui os componentes plásmaticos da doação.O doador permanece, em doações futuras, apto apenas para a doação de sangue total, com produção exclusiva do CHA. Esse é etiquetado como PAI positivo, com a descrição da especificidade do anticorpo.Essa identificação permite uma melhor seleção para utilização. Na literatura, o anticorpo de maior incidência é o anti-D. Porém, nesta análise, o anti-D (13,8%) ficou em segundo lugar, não muito inferior ao anti-k (15,5%), que foi o anticorpo com maior incidência (sendo 8 dos 9 em doadores do grupo A), que pode estar realcionado ao perfil populacional da cidade.
Referênciashttps://doi.org/10.22239/2317-269x.01424 - The frequency and importance of the Identification of blood antibodies in blood donors with positive irregular antibody research in Amapa state. Hemo 2023 - Vol. 45. núm. S4.- Páginas S1-S1006(outubro de 2023)-Perfil de doadores portadores de Anticorpos Eritrocitários em Banco de Sangue privado de Ribeirão Preto.




