Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S673 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S673 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
INCIDÊNCIA DE DOADORAS MULTIGESTAS NO ANO DE 2022
Visitas
216
MRD Nascimento, JLV Lameiras, MJD Coelho, FOC Carminé, LSSDS Vecchia, SRL Albuquerque
Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (HEMOAM), Manuas, AM, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Introdução

Os produtos plasmáticos de doadoras multigestas estão associados à Lesão Pulmonar Aguda Relacionado à Transfusão (Transfusion-related cute lung injury - TRALI ), que é uma síndrome caracterizada pela presença de dispnéia/desconforto respiratório após uma transfusão sanguínea. Como medida de prevenção à TRALI, deve-se incluir como critério seletivo o número de gestações em doadores do sexo feminino. Para isto, foi definido na Fundação HEMOAM que a doação a partir de mulheres multigestas (3 ou mais gestações, incluindo abortos) não gera produtos plasmáticos, produzindo-se apenas os concentrados de hemácias para transfusão.

Objetivo

Analisar o descarte dos produtos plasmáticos oriundos de doadoras multigestas e analisar a média de gravidezes relatadas pelas doadoras na triagem clínica.

Material e métodos

Trata-se de um estudo descritivo, transversal e retrospectivo. Este estudo foi realizado na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM). Os dados foram extraídos do sistema Hemosys (sistema próprio), no período de janeiro a dezembro de 2022. Foi analisado o percentual de descarte de hemocomponentes plasmáticos provenientes de doadoras com risco de TRALI e o número de gestações em doadoras de sangue.

Resultados

Durante o ano de 2022, foram coletadas 63.423 bolsas de sangue total, das quais 43.160 (68%) foram a partir de doadores do sexo masculino e 20.263 (32%) do sexo feminino, e destas últimas, 3.237 (7,5%) foram de doadoras multigestas, sendo que estas bolsas foram descartadas no Laboratório de Processamento do Sangue. O índice de gravidezes por doadoras foi de 3,7.

Conclusão

Considerando-se o risco transfusional que pode ser ocasionado por produtos plasmáticos provenientes de doadoras multigesta, achamos assertiva a conduta de descartar esses produtos, no entanto, o descarte pode impactar no aproveitamento de concentrados de plaquetas. Observamos, ainda, que um pequeno percentual de doadoras que comparecem ao hemocentro teve mais de três gravidezes.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas