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Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S757 (outubro 2024)
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INCENTIVO À DOAÇÃO JOVEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PARCERIA ENTRE A FUNDAÇÃO HEMOPA E UNIVERSITÁRIOS DE ATLÉTICAS ESPORTIVAS EM PROL DA DOAÇÃO DE SANGUE
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LM Vieira, LLF Bouth
Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil
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HEMO 2024

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Objetivo

O Programa Nacional de Doação Voluntária de Sangue - PNDVS/MS estabelece que o incentivo a doação jovem deve ser estimulado e ter um alcance de 60% nos hemocentros, nesse sentido, criar estratégias de promoção a doação entre esse público é indispensável dentro dos serviços de captação de doadores. Assim, o estudo apresenta relato de experiência de projeto da captação de doadores da Fundação HEMOPA com universitários de atléticas, explorando a competividade e engajamento para mobilização em prol da captação e fidelização de doadores jovens em formato de gincana.

Material e métodos

No Projeto de Campanha foi realizada consulta bibliográfica na Política Nacional de Sangue, Manual de captação de doadores e Programa Estadual de captação de doadores do HEMOPA. Instrumentais que fomentaram o planejamento das etapas, das quais destaca-se: seleção das atléticas, reunião para alinhamento de parceria, formação de agentes multiplicadores, definição de período para as estratégias de mobilização, período de doação e certificação.

Resultados

A campanha contou com 9 Atléticas, somando 76 candidatos a doação e 56 doações, a gincana foi recebida de forma satisfatória, onde se destaca a primeira experiência de parceria com esse segmento. Cada ação executada no planejamento da campanha, teve o intuito de cativar a participação das atléticas e certificar as 2 que obtivessem o maior número de doadores. A programação seguiu o calendário acadêmico para garantir a presença de todos nas etapas, aumentando a adesão da campanha, e foi oportunizada a autonomia para elaborarem peças publicitárias voltadas às mídias sociais, onde a inovação e criatividade nas chamadas para doação de sangue tiveram alcances positivos. Já na certificação das atléticas que mais encaminharam doadores, foram avaliados os resultados com diretores e coordenadores, que se propuseram a dar continuidade em próximas edições por reconhecerem o HEMOPA como instituição essencial na saúde pública.

Discussão

As estratégias da campanha envolveram os participantes e potencializaram uma competição saudável, na qual, coordenadores e diretores estiveram motivados e colaborativos para as efetivas doações de sangue, sendo agentes multiplicadores para o clamor social da doação de sangue, na comunidade acadêmica, familiares e amigos. Dessa forma, os efeitos da gincana culminaram na inserção da campanha de doação de sangue no calendário das atléticas como projeto de responsabilidade social.

Conclusão

Portanto, o incentivo a doação jovem traz a sociedade ganhos significativos para o equilíbrio dos estoques de bolsas de sangue no HEMOPA, e ainda garante que as doações de repetição possam se tornar uma realidade crescente entre esse público, criando a concepção de cidadania, voluntariado e responsabilidade social. Logo, a ação com as atléticas teve um vasto alcance na sensibilização e captação de doadores, cujo o percentual de 74% de jovens aptos a doação mostra a efetividade das ações educativas na gincana. Dessa forma, conclui-se que conseguir novos doadores é desafiador, entretanto é necessário criar estratégias inovadoras, com grupos jovens de maneira permanente nos serviços de captação.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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