Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1243 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1243 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA COLABORADORES DE HEMOCENTROS E HOSPITAIS: UM RELATO DE CASO
Visitas
238
PS Trasmontano, KTH Engelhard, LFOG Leitao, IB Pinto, TG Siqueira
Ensinum, Niterói, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivo

Relatar o caso sobre a implementação de uma plataforma de ensino à distância (EAD), direcionada à capacitação de colaboradores internos e de hospitais clientes de um hemocentro no Estado do Rio de Janeiro/ Brasil, para a democratização do acesso à educação continuada e a gestão de talentos nos serviços de saúde integrantes da ação.

Material e métodos

A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, tipo relato de caso, e coleta de dados sobre o uso da plataforma. Foram utilizados diversos recursos pedagógicos, como videoaulas, avaliações online e materiais didáticos interativos, para tornar o aprendizado mais eficaz e acessível.

Resultados

A implementação da plataforma EAD resultou em um aumento significativo da participação dos colaboradores em atividades de capacitação, demonstrando a efetividade da modalidade a distância. Além disso, foram observados impactos positivos na gestão de pessoas, tais como a padronização de procedimentos, pois contribuiu para a disseminação de conhecimentos e a uniformização das práticas em diferentes unidades, garantindo a qualidade e a segurança dos processos e assistência em hemoterapia. Bem como, o desenvolvimento de competências, pois os colaboradores demonstraram um aprimoramento das habilidades técnicas e comportamentais, o que se refletiu em um melhor desempenho nas suas funções, ante a um serviço de alta complexidade. E o fortalecimento de vínculo entre o hemocentro e os hospitais clientes.

Discussão

Os resultados obtidos evidenciam o potencial da EAD como ferramenta estratégica para a gestão de pessoas em serviços de saúde. A plataforma desenvolvida mostrou-se eficaz na promoção da educação continuada, na melhoria da qualidade dos serviços em hemoterapia e no fortalecimento da cultura organizacional.

Conclusão

A experiência relatada demonstra que a criação de plataformas de ensino a distância é uma iniciativa inovadora e promissora para o setor de saúde, especificamente em hemoterapia, hematologia e terapia celular. A personalização dos conteúdos, a interação entre os materiais didáticos e participantes e o acompanhamento pedagógico são elementos-chave para o sucesso dessas iniciativas. Recomenda-se a ampliação do uso da EAD em outras instituições de saúde, visando a qualificação de todos profissionais envolvidos na assistência hemoterápica e a melhoria da assistência aos pacientes.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas