Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1189-S1190 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1189-S1190 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
IMPLEMENTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE CRÍTICO COM LPP
Visitas
314
AFDMD Santosa, CM Pereiraa, JASA Barrosa, MEV Miguela, MJS Barrosa, RGS Santosa, VMS Moraesb, VG Silvab, WJ Silvac
a Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, Olinda, PE, Brasil
b Hospital Referência em Hemoterapia e Hematologia no Estado de Pernambuco (HEMOPE), Recife, PE, Brasil
c Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, PE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivo

Relatar a experiência de implementação da assistência de enfermagem ao paciente crítico com lesão por pressão.

Material e métodos

Relato de caso da experiência de implementação da assistência de enfermagem ao paciente crítico com lesão por pressão na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do estado de Pernambuco.

Resultados

J.M.F.O, sexo masculino,obeso , 26 anos, deu entrada na enfermaria adulto do HEMOPE no dia 05/03/24, neutropenia febril e sepse grave, diagnóstico de Leucemia Mieloide Aguda. Transferido para unidade de terapia intensiva em 23/03/24, choque séptico, neutropenia febril e aplasia medular pós quimioterapia. No dia 28/05/24, ao exame, caracterizou uma lesão por pressão de estadiamento inclassificável e posteriormente em estágio IV em região sacral, medindo 20 cm de comprimento, 18 cm de largura, 6 cm de profundidade, extremamente fétida e com presença de tecido desvitalizado. Para o plano de intervenção, foi realizada técnica de Square, desbridamento instrumental conservador, 1ªsessão de laserterapia fotodinâmica, aplicado PHMB, Urgoclean Ag como cobertura primária. Orientado troca de curativo primário a cada 72h, secundário diariamente. A cobertura de urgoclean Ag e o PHMB gel foi instituída no curativo, mantendo-se pelo período de 20 dias. Alginato com prata, pelo período de 16 dias. Carvão ativado, pelo período de 13 dias. Alginato com cálcio, pelo período de 8 dias. Petrolatum, pelo período de 8 dias. Além disso, realizado um total de quatorze sessões de laserterapia durante as trocas de curativos primários. Com o passar dos dias foi constatado a evolução da formação do tecido de granulação, angiogênese, reepitelização e a aceleração da cicatrização. Atualmente, a lesão encontra-se, em sua mensuração, 10 cm de comprimento, 8cm de largura, 2 cm de profundidade e 4cm em sua parte mais profunda. Discussão: As coberturas urgoclean Ag e o PHMB gel, favorece na redução do odor, dor, controle de exsudato, além da ação de limpeza completa, antibiofilme, antimicrobiana, entretanto, a laserterapia, além de estar agregada como coadjuvante às coberturas tecnológicas, vêm evidenciando diversos benefícios, dentre eles, efeito cicatrizante, restituição tecidual, ação anti-inflamatória e a redução da sensação dolorosa.

Conclusão

É essencial que o enfermeiro esteja qualificado em relação às novas tecnologias potencializando o processo cicatricial e a otimização da assistência prestada.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas