
A Metodologia 5S é um considerável instrumento de comprometimento, cujo propósito é viabilizar a qualidade do ambiente institucional. Trata-se um programa integrado de cinco sentidos, descritos em japonês e que são caracterizados por premissas básicas da organização, além de subsidiar o controle e a manutenção do âmbito do trabalho. O grande ganho com a prática do 5S é a racionalização de tempo e o bem-estar em um ambiente que normalmente é compartilhado por várias pessoas em um pequeno espaço.
ObjetivosA presente pesquisa tencionou apresentar os resultados da implantação da metodologia 5S em ambientes de um Centro de Hemoterapia do Nordeste do Brasil, a fim de melhorar a produtividade e aperfeiçoar o trabalho em grupo.
MetodologiaO foco principal da “M5S”foi otimização do tempo, padronização dos processos, redução de desperdícios, gestão de riscos e clima organizacional. Ao realizar as supervisões técnicas de qualidade, todos os critérios de avaliação foram respeitados, desde o cronograma, escopo, reunião de apresentação (entrega da cartilha “M5S”), abordagem ao profissional seguindo o formulário do Programa 5S que consta: 1ºS: SEIRI (utilização); 2ºS: SEITON (organização); 3ºS: SEISO (limpeza); 4ºS: SEIKETSU (saúde); 5ºS: SHITSUK (autodisciplina), e avaliação do formulário e produção de relatórios. A avaliação do formulário do Programa 5S ocorreu conforme a condição do ambiente, classificado como: Cor (verde, azul, amarelo e vermelho); Condição do ambiente (ótimo, bom, satisfatório e insatisfatório) e pontuação que alteram de (0 a 5,0).
ResultadosApós a aplicação da “M5S”, foi possível elaborar um plano de ação, composto das atividades que seriam realizadas e o cronograma de atuação. Destaca-se que o envolvimento e o comprometimento dos funcionários foram o principal ponto a ser destacado na realização da “M5S”. Conforme a avaliação obtida através da pontuação observou-se que 60% dos setores auditados pela “M5S”tiveram a pontuação de 4,1 a 5,0, 30% de 3,1 a 4,0 e 10% de 2,1 a 3,0. Outros apuramentos foram alcançados com a execução do programa de qualidade “M5S”nos setores em que foram desenvolvidas, tanto quanto o aprimoramento da ambiência de trabalho quanto à limpeza e higiene, segundo critérios de utilidade ou frequência de uso, bem como dos próprios colaboradores que passaram a ter uma maior preocupação com a organização da sala, assim como a melhoria considerável do clima organizacional do departamento.
DiscussãoO costume de deixarem objetos, insumos sob as bancadas e mesas, documentos obsoletos entre outros, é a principal prática dos colaboradores que não contribuem para manutenção do 5S. O motivo para ocorrência desta situação é que, usualmente, os servidores deixam para guardar os materiais no dia seguinte e acabam esquecendo-se de cumprir suas obrigações. Como medida corretiva, os servidores estão sendo conscientizados de que devem realizar a organização da bancada, mesas assim que encerrarem suas atividades diárias. O maior impedimento ao se implantar a metodologia 5S em instituições é a resistência por parte de todos, todavia em vários ambientes em que foi implantada, a metodologia 5S foi bem vista por todos que auxiliaram para que o objetivo final fosse alcançado.
ConclusãoA instituição da “M5S”serviu de base para um futuro programa de qualidade total, que atualmente faz parte dos próximos planos da Instituição. Para isso, a Assessoria da Qualidade tenciona dar continuidade ao programa, mantendo a filosofia “M5S”na área técnica e ampliando o programa para os outros setores da organização.