
Objetivou-se relatar a experiência da implantação de um modelo de gestão por meio de não conformidades encontradas para certificação da qualidade.
MetodologiaO estudo foi realizado em um Hemonúcleo na região nordeste, entre 2019 e 2022, utilizando a metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Utilizou-se a metodologia de divisão de responsabilidades e familiarização dos sujeitos com as sessões e capítulos do manual. Percurso metodológico: 1) Realização de avaliação diagnóstica pela Instituição Acreditadora (IAC); 2)Análise do resultado encontrado pela IAC, discussão, divisão das sessões e entendimento sobre os requisitos necessários para implantação da Gestão da Qualidade; 3) Avaliação do cenário interno e externo utilizando uma ferramenta que permite avaliação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças (Matriz de Swot), seguido do desenvolvimento do Planejamento Estratégico o qual foi gerenciado através do Balanced Scorecard (BSC) envolvendo 4 pilares: financeiro, processos, clientes, aprendizado e desenvolvimento; 4)Definição dos processos e dos seus principais elementos através da ferramenta SIPOC, sendo identificados os fornecedores, entradas, processo e saídas; 5) Mapeamento dos processos para análise das falhas intrínsecas e seus efeitos, aplicado através do Failure Mode and Effect Analysis (FMEA); 6) Ações de mitigação, prevenção e proposição de melhorias através da Matriz 5W2H. Todos os processos foram desenvolvidos utilizando um sistema de gestão da qualidade (Effettivo®).
ResultadosNa avaliação diagnóstica em 2019 encontrou-se conformidade de 37,3%, 35,7% de parcial conforme e 26,9% de não conforme, levando ao parecer de não certificado. Após essa avaliação foi implantado a Gestão da Qualidade onde foram distribuídas ações, desenhado o planejamento estratégico e traçadas as metas. Seguido de mapeamento dos processos, desenvolvimento de ações para tratativas e mitigação das falhas, acompanhamento dos resultados e indicadores. Após 08 meses de implantação foi solicitado nova avaliação e observou-se: 86% de conformidade e 2,3% de não conformidades, sem não conformidades sistêmicas, o que conferiu Acreditação Nível 1. Após 12 meses houve um upgrade, passando a ser certificado Nível 2 (Acreditado Pleno) com 95,1% de conformidade para nível 2 e 98,7% para nível 1. Neste cenário foram mapeados riscos organizacionais e riscos assistencial/operacionais. Os processos são acompanhados por auditorias periódicas, atualmente apresentando 98,7% de conformidade. Os indicadores estratégicos (13), táticos (14) e operacionais (23) são acompanhados por reuniões mensais.
DiscussãoAtravés do redesenho do método de gerenciar os processos no IHHS pela implantação da gestão da qualidade foi possível alcançar um novo modelo de gestão onde o gerenciamento aplicado às ferramentas da qualidade, aliados à corresponsabilidade do corpo gerencial e operacional favoreceram à redução de não conformidades, agregando valor ao produto final de cada processo, garantindo maior segurança, obtendo certificação com padrão de qualidade internacional. Foi possível elevar exponencialmente os resultados encontrados, dispostos em dashboards acompanhados mensalmente.
ConclusãoReconheceu-se a necessidade de novas modalidades de gestão, o que tornou os processos sistematizados, potencializou o desempenho da organização, primou pela excelência dos serviços prestados com maior eficiência e eficácia, qualidade e segurança.