Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S967-S968 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S967-S968 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
IMPACTO NAS REDES SOCIAIS SOBRE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA LIGA ACADÊMICA
Visitas
225
GM Monteiro, JK Lima, NP Alegransi, CB Villar, JL Domagalski, LM Silvano, BO Ernesto, LN Rotta, SC Wagner
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivos

A Liga do Sangue (LiSan) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) objetiva reunir acadêmicos interessados em hematologia e hemoterapia para aprender e propagar informações sobre doação de sangue e doação de medula óssea. As redes sociais são um meio de informação de rápida propagação e alcance. A LiSan possui em sua conta no Instagram 2.046 seguidores, os quais acompanham as publicações promovidas (story ou posts) sobre sangue e doação de medula, glossários e casos clínicos, além de ser um meio de divulgação de eventos próprios. As métricas disponibilizadas pela plataforma permitem mensurar diversos impactos sobre a propagação de informações acerca da doação de sangue e medula óssea, hematologia e hemoterapia.

Materiais e métodos

Em um período de 90 dias (de 28 de abril de 2023 a 22 de julho de 2023) houveram oito posts, sendo quatro relacionados ao eventos de cadastro do REDOME realizado, 53 stories (sete7 são sobre a divulgação de uma aula aberta sobre doação de sangue e outros 11 são casos clínicos sobre anemia megaloblástica e anemia falciforme) e um reels (vídeo curto sobre o REDOME realizado durante uma campanha de cadastramento realizada pela liga).

Resultados

A partir disso, foi obtido um alcance médio de 2.734 contas pela rede social, sendo 1.279 contas que não necessariamente seguem o perfil da Liga e o alcance máximo foi por meio das publicações sobre critérios de doação com 3.209 contas atingidas. O engajamento do perfil alcançou em média 465 contas e máximo 567, com 971 interações (curtidas, comentários, compartilhamento e salvos) nas publicações neste período. O reels teve 2.362 visualizações e 110 curtidas.

Conclusão

Portanto, acredita-se que as mídias sociais são um veículo de grande impacto no atual cenário e destacam a presença e a essencialidade da propagação de informações através de uma Liga Acadêmica.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas