Compartilhar
Informação da revista
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S375 (Outubro 2022)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S375 (Outubro 2022)
Open Access
IMPACTO E IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO ESPECÍFICO DOS DOADORES VOLUNTÁRIOS DE SANGUE CARAVANISTAS PARA MELHORIA DO ESTOQUE DE HEMOCOMPONENTES
Visitas
498
ACL Souza, HH Dupim, MAD Santos, PC Rodrigues
Hemocentro de Belo Horizonte, Fundação Hemominas, Belo Horizonte, MG, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 44. Núm S2
Mais dados
Objetivos

Gerar uma rede de candidatos a doação voluntária de sangue (DVS) caravanistas no intuito de ampliar o banco de doadores da Fundação Hemominas e promover a fidelização dos mesmos, com a intenção de majorar o estoque em momentos críticos.

Material e métodos

A partir de 2020, em função da Pandemia de COVID-19 foi intensificado o acompanhamento dos grupos e caravanas, que passaram a receber atendimento personalizado. Estreitou-se o relacionamento com os organizadores através do monitoramento dos grupos que possibilitou o desenvolvimento de ações estratégicas voltadas para este público: atendimento por e-mail, telefone e whatsapp; envio de material e produção de vídeos informativos; criação de sistema de atendimento com reserva de horários; monitoramento dos grupos com agradecimento aos parceiros; intervenção junto às caravanas com comparecimento espontâneo e incentivo à produção de material de divulgação próprio.

Resultados

Observou-se o aumento de 265% no comparecimento de candidatos a doação entre 2020 (1654 candidatos à DVS) e 2021 (4392 candidatos à DVS). Em 2022 até o mês de julho, compareceram 2708 doadores de caravanas, apontando para um aumento aproximado de 10% no comparecimento, mantendo o cenário atual. Houve diminuição do comparecimento espontâneo: 2020 a 2021 (27%) e 2021 a 2022 (54%). Em resposta ao processo educativo, constatou-se que os organizadores dos grupos passaram a se referenciar ao serviço de captação como fonte de informação segura, tornando-se multiplicadores da DVS e retornando com os grupos de doadores com maior frequência.

Discussão

O atendimento especial aos doadores que comparecem em grupos proporciona maior divulgação da DVS, acesso à informação de qualidade e humanização do processo, possibilitando a conscientização da importância desse ato de cidadania. O suporte ao organizador de caravana é fundamental para desmistificar o senso comum, promovendo uma experiência de DVS positiva e culminando em um melhor índice de doações efetivas. O atendimento personalizado com foco na humanização forma um cidadão sensibilizado e consciente, capaz de fomentar a cultura da DVS, aprendida em um grupo organizado, em seu próprio meio social.

Conclusão

Em vista da necessidade de manutenção do estoque, o estreitamento do relacionamento com os caravanistas proporciona o fortalecimento da rede de grupos parceiros conscientes de sua responsabilidade social. Estabelece acesso facilitado em momentos de estoque crítico, onde é possível ativar esta rede para impacto imediato no estoque de hemocomponentes.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas