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Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S535-S536 (Outubro 2022)
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IMPACTO DO COVID-19 NA GESTÃO DE TRANSPORTE DE HEMOCOMPONENTES
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GS Beneventi, JPB Filho
Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN), São Paulo, SP, Brasil
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Objetivo

Avaliar os efeitos da pandemia COVID-19 no modelo de transporte de hemocomponentes em banco de sangue.

Materiais e métodos

O controle e monitoramento dos atendimentos via transporte automotivo é realizado na Colsan há alguns anos, com registro de cada atendimento e suas características. Com esses dados compilados em tabelas eletrônicas, com análises estatísticas e considerando a características dos transportes de rotina e urgência necessárias para manter a operação em toda rede Colsan, distribuída no estado de São Paulo, foi possível comparar a quantidade e modelo de atendimento entre os anos de 2019, 2020 e 2021.

Resultados

De 2019 a 2021, tivemos um total de 110.917 atendimentos, classificados entre urgências e rotinas. Em 2019 tivemos um total de 15.424 atendimentos, sendo 7.820 de rotina e 7.604 de urgência. Em 2020, houve um aumento total para 18.350, com a redução para 5.148 de rotina e aumento para 13.202 de urgência. Em 2021, houve um aumento total para 19.348, com a redução da rotina para 4.262 e aumento da urgência para 15.806 atendimentos.

Discussão

Em 2019, tivemos um total de 15.424 atendimentos, com quantidades similares de urgência e rotina, mostrando que a operação enfrentava uma realidade muito próxima entre os dois tipos de atendimento. Em 2020, a Colsan realizou a abertura de cinco novas Agência Transfusional, o que colaborou para o aumento total dos atendimentos em relação ao ano anterior. Porém, houve uma considerável queda nos atendimentos de rotina, devido à otimizaçãona logística desses atendimentos, o que levou a uma redução de saídas para a uma mesma unidade. Em contrapartida, as urgências cresceram de forma significativa, passando de 7.604 para 13.202 atendimentos no ano. O principal motivo para o aumento das urgências está relacionado à pandemia de COVID-19, iniciada em março de 2020. Com o lockdown em nosso país, sofremos com a diminuição de hemocomponentes disponíveis para atendimento das unidades. Como medida imediata, realizamos a centralização dos estoques, com atendimento de acordo com a necessidade das unidades, o que aumentou o número de chamados de urgência. Em 2021, continuamos diminuindo nossos atendimentos de rotina e aumentando os atendimentos de urgência, pois o cenário da pandemia se estendeu, o que nos levou a gerenciar os estoques de forma ainda mais controlada e criar novos modelos de atendimentos como os remanejamentos e estoques críticos, que são considerados como atendimentos de urgência.

Conclusão

Comparando os três anos, é possível observar que a mudança de comportamento dos atendimentos, causada pela pandemia de COVID-19, impactou de forma significativa a quantidade de atendimentos realizados. Os nossos clientes não sofreram com desabastecimento, mesmo em momentos mais críticos da pandemia, no entanto a mudança gerou um aumento de quase 4 mil atendimentos no período de 2019 a 2021, aumentando o custo da operação, alterando a dinâmica e a disponibilidade de transporte para atendimento.

O texto completo está disponível em PDF
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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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