Objetivos: Verificar se a campanha de vacinação contra o sarampo iniciada em julho de 2019 impactou na inaptidão de candidatos a doação e na produtividade total de bolsas coletadas nos Postos de Coleta da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN). Materiais e métodos: O monitoramento da quantidade de doadores inaptos e produtividade total de bolsas coletadas foi realizado mensalmente nos 11 Postos de Coleta durante o ano de 2019. No início de 2020 foram levantados os dados de quantidade, motivo, gênero e idade dos candidatos considerados inaptos durante o processo de triagem. A quantidade de inaptos foi comparada com o total de bolsas coletadas no mês afim de verificar se havia algum tipo de impacto na produtividade da COLSAN. Os dados foram compilados em tabela Excel e analisados estatisticamente por mês. Com início da campanha de vacinação contra o Sarampo em julho, foi verificado se a mesma impactou na inaptidão de candidatos a doação e na produtividade total de bolsas coletadas. Resultados: Em 2019 a COLSAN teve 183.717 candidatos com um total de 160.728 bolsas coletadas e uma média de 13.394 bolsas coletadas por mês. A média de inaptidão geral no ano foi de 11,3% do total de candidatos, porém em agosto houve um pico de 13,8%. Em relação ao item vacina recente a média de inaptidão de janeiro a junho foi de 0,4%. Em julho a medição foi de 1,8%, agosto 4,3%, setembro 1,6%, outubro 0,6% e novembro e dezembro voltou a média de 0,4%. Em números absolutos, a inaptidão por vacina recente no mês de julho foi 3 vezes maior do que a média dos primeiros 6 meses do ano e em agosto foi 8 vezes maior. A principal faixa etária dos candidatos devido a vacina recente foi de 21 a 30 anos de idade, sendo a maioria do sexo feminino. Discussão: Apesar do aumento de candidatos inaptos por vacina recente, a produtividade de bolsas coletadas durante os meses de campanha de vacinação se manteve na média mensal, pois houve redução dos outros motivos de inaptidão e assim a média geral não teve variação mensal significativa. Apesar do pico de inaptidão em agosto, a quantidade de candidatos neste mês foi a terceira maior de 2019 e, mantendo assim a quantidade absoluta de coletas, sem trazer impacto negativo na produtividade. Conclusão: As campanhas de vacinas organizadas pelos Órgãos de Saúde podem ocasionar aumento da inaptidão dos candidatos a doação nos Bancos de Sangue, principalmente quando são voltadas para o público jovem e adulto o qual a quantidade de doadores é mais expressiva. Conscientizar a população sobre a inaptidão temporária devido vacinação, incentivar a doar antes de se vacinar e aumentar a captação de candidatos nos meses de campanhas de vacinação são as melhores soluções para que não haja impacto negativo na quantidade de coletas nos Bancos de Sangue.
O fator de impacto mede o número médio de citações recebidas em um ano por trabalhos publicados na revista durante os dois anos anteriores.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2022
O CiteScore mede as citações médias recebidas por documento publicado. Mais informação
Ver maisCiteScore Percentile indica a posição relativa de um título de série em seu campo de assunto.
Ver maisSJR é uma métrica de prestígio baseada na idéia de que todas as citações não são iguais. SJR utiliza um algoritmo similar ao page rank do Google; é uma medida quantitativa e qualitativa ao impacto de uma publicação.
Ver mais