Avaliar o impacto da campanha Blitz Doação de Sangue, ação direcionada à conscientização e incentivo da doação de sangue nas escolas de ensino médio públicas e privadas do município de Passo Fundo.
Material e métodosAnálise dos números de doações de sangue realizadas antes e depois da campanha Blitz, que ocorreu no dia 23 de junho de 2022 e foi realizada com alunos do Ensino Médio de 14 escolas públicas e privadas da cidade de Passo Fundo, totalizando 3.237 alunos. A coleta de dados foi realizada no sistema informatizado utilizado pelo SH HSVP (e-Delphyn°).
ResultadosAntes da campanha, 24 jovens entre 16-17 anos haviam feito doações de sangue nos últimos dois anos, após, na mesma faixa etária, o número de doações elevou-se para 172 no período de junho de 2022 a maio de 2023, ocorrendo um aumento de 13,95 % nas doações de jovens no SH. Além disso, foram realizadas 3.866 doações pela faixa etária de 18-29 anos e 8.813 por maiores de 29 anos. Tais valores totalizaram 12.851 doações de sangue total neste período.
DiscussãoA transfusão de sangue é necessária em diversas situações, como procedimentos cirúrgicos, acidentes, anemias e distúrbios de coagulação. Nos últimos anos, a demanda tem aumentado, principalmente em decorrência do crescente número de hospitalizações. Desse modo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que 3 a 5% da população com idade entre 18 e 65 anos seja doadora voluntária de sangue para atender às necessidades de cada país. No Brasil, apenas 1,78% da população é doadora de sangue, não atingindo o valor previsto pela OMS e colocando os estoques dos hemocentros em níveis críticos. Isso se deve aos mitos e conceitos errôneos acerca da doação, que questionam a sua credibilidade e segurança. Em um estudo recente, a carência de informações foi apontada como uma das principais barreiras a doação voluntária de sangue por não doadores (PADILLA-Garrido et al., 2021). Nesse contexto, torna-se imprescindível a implementação de atividades educativas acerca da doação de sangue nas escolas de ensino médio. Assim, a campanha “Blitz da Doação de Sangue - Doadores do Amanhã nas Escolas”tem foco no público escolar, representando estratégia de longo prazo que pode e já está contribuindo positivamente para aumentar os estoques de hemocomponentes. A ação busca conscientizar acerca da importância da doação, da necessidade de fidelizar doadores e transmitir informações, como: critérios de inclusão e exclusão, o passo-a-passo da doação, os tipos sanguíneos necessários e dados de localização e horário de atendimento no hemocentro relacionado - SH HSVP- para aqueles que puderem participar.
ConclusãoA relação do número de doações de sangue realizadas após a Campanha Blitz Doação de Sangue obteve um aumento significativo em comparação aos resultados prévios à dinâmica, demonstrando a essencialidade e o impacto de tais ações na sociedade.