
O ensino da fisiologia da hemostasia é um desafio nos cursos de graduação de saúde. Por ser um tema de natureza eminentemente teórico com grande densidade de conteúdo e necessidade de memorização, há uma natural aversão pela maioria dos estudantes. O uso de metodologias e atividades lúdicas podem facilitar o processo de aprendizagem. O trabalho objetivou a descrição do processo de hemostasia a partir da correlação com obras artísticas utilizando, assim, de mecanismos associativos para maior efetividade na assimilação do conteúdo proposto. Promove ainda a inclusão de conhecimentos artísticos no estudo de temas médicos.
Materiais e métodosForam selecionadas pinturas de artistas famosos de várias escolas e épocas que pudessem ser associadas com as etapas da hemostasia primária e depois construído um memorial descritivo da “pinacoteca da hemsotasia primária”.
ResultadosAs obras selecionadas foram: “O grito”de Edvard Munch, “O nascimento de Vênus”de Sandro Botticelli, “A criação de Adão”de Michelangelo Buonarotti, “A noite estrelada”de Vincent van Gogh, “Operários”de Tarsila do Amaral, “Criança geopolítica observando o nascimento do homem novo”de Salvador Dali. Após selecionadas as obras, foi confececionada uma apresentação de “slides” com explicações das aetapas da hemostasia primária usando as pinturas como referência para ser utilizada nas aulas teóricas sobre o tema.
DiscussãoA pinacoteca da hemostasia primária é uma abordagem inédita no ensino da fisiologia da hemostasia na graduação de medicina. A aceitação do tema pelos alunos é excelente permitindo, não apenas uma melhor aprendizagem do conteúdo hematológico, como fomentar o interesse em arte e cultura de uma forma leve.
ConclusãoUso de atividades lúdicas podem ser grandes aliadas no ensino da hemostasia.