
Com o rápido e intenso processo de digitalização no mundo, grandes mudanças vem impactando os cenários sociais. Com a necessidade de aproximação e fidelização, consumidores têm sido vistos pelas marcas como seres humanos “completos, com mentes, corações e espíritos”, e segundo teóricos, o marketing passará, cada vez mais pela “criação de produtos, serviços e culturas empresariais que abraçam e refletem valores humanos”.
ObjetivoUtilizar a personificação para a criação de mascotes pelo MT-Hemocentro como forma de construção de uma narrativa que fortaleça uma identidade cultural junto aos doadores, pacientes e trabalhadores.
Materiais e métodosA partir da antropomorfização, de uma gota de sangue, foram criadas as mascotes “Hemonina” e “Hemonino”, personagens centrais de peças publicitárias digitais e/ou impressas (veiculadas nos grupos de Whatssapp, displays acrílicos etc.) cuja linguagem é lúdica e cotidiana, como instrumento de socialização.
ResultadosDe outubro/2022 à julho/2023, foram realizadas dez campanhas, para diversos processos de trabalho, protagonizadas pelas mascotes. As temáticas foram: divulgação da Lei Geral de Proteção de Dados do MT-Hemocentro (junto ao Núcleo de Gestão da Qualidade), Dia Nacional do Doador de Sangue (gerência de doação), Natal, hemoacolhimento (gestão de pessoas), identidade visual da ouvidoria do MT-Hemocentro, hemotur (captação de doadores), festa junina (pacientes do Ambulatório), uso de EPIs na prevenção acidentes de trabalho (CLST), divulgação da recente visita/auditoria Hemobrás.
DiscussãoA ludicidade como elemento preponderante na mensagem, integra o ouvinte/espectador, que deixa a condição de mero receptor; ele participa do processo, através do sentir, fomentado pela interatividade promovida pela arte. Este tipo de linguagem vem sendo cada vez mais requisitada no universo corporativo.
ConclusãoA utilização das mascotes, com a intenção de fortalecer identidade e vínculo junto aos clientes (doadores/pacientes) e aos trabalhadores, tem trazido resultados satisfatórios, pois tem sido possível transmitir de maneira mais clara, não só os valores institucionais, como informações técnicas descritas da forma mais simples possível, causando o impacto desejado, no sentido de facilitar a compreensão. Observou-se que o conteúdo vem sendo comentado e replicado. O destaque fica por conta da caracterização (ambientação, roupas, acessórios) dos personagens, feitas especificamente para cada campanha, com doses de humor em todas elas, o que fortalece o vínculo com as mascotes. Destaca-se aqui, que o sentimento de pertencimento, acolhimento junto as pessoas, é o foco deste trabalho, como forma de envolver os protagonistas da política do ciclo do sangue, realizada no MT-Hemocentro, a serviço da população do estado de Mato Grosso.