Objetivos: Reduzir a taxa de transfusão de Concentrado de Hemácias (CH) O RhD Negativo em solicitações em caráter de emergência nas gestantes com moderado e alto risco de sangramento atendidas no Pronto Socorro Ginecológico e Obstétrico (PSGO) do Hospital Municipal Vila Santa Catarina (HMVSC) por meio da implantação de um protocolo de reserva de CH ou coleta de exames pré transfusionais (EPT). Sabe-se que a frequência do grupo sanguíneo O RhD negativo é de cerca de 9% da população, sendo assim, a sua utilização deve ser criteriosa. Material e métodos: Em julho de 2018, foi implantado o protocolo de reserva transfusional para gestantes com risco de sangramento no PSGO no intuito de otimizar o atendimento transfusional. Foram mapeadas as principais patologias obstétricas com moderado e alto risco de sangramento com necessidade de coleta de EPT e reserva de concentrados de hemácias para o momento do parto, tendo em vista que há atendimentos de gestantes de alto risco neste hospital. Foi realizado estudo retrospectivo, com levantamento de dados baseados nos registros internos do Departamento de Hemoterapia no período de janeiro de 2018 a maio de 2020 e análise das solicitações em caráter de emergência de pacientes provenientes do PSGO, antes e após a implantação do fluxo. Resultados: Os resultados demonstraram uma redução de 89,6% no número de Concentrado de Hemácias O RhD Negativo transfundidos (pré implantação: 2,50 unidades de CH transfundidas por mês/pós-implantação: 0,26 unidades) e diminuição de 84,6% nas solicitações de transfusão em caráter de emergência (pré-implantação: 1,50 solicitações de transfusões de emergência por mês/pós-implantação: 0,23 solicitações). Discussão: Os dados demonstram que após a implantação deste protocolo houve adesão ao protocolo com queda significativa no número de solicitações de transfusão de emergência e consequentemente no número de transfusões do estoque de emergência CH O negativo. Realizando assim um suporte transfusional mais seguro, otimizando o atendimento transfusional as gestantes com risco de sangramento e melhorando o gerenciamento do estoque crítico de emergência. Conclusão: Os dados demonstram a importância de um protocolo bem definido de reserva transfusional para gestantes com risco de sangramento e validações dos critérios de diagnósticos como protocolo para acionamento do fluxo para pacientes junto à equipe obstétrica do HMVSC. Realizando assim um suporte transfusional seguro, otimizando o atendimento transfusional e reduzindo a utilização de concentrados de hemácias O RhD negativo.
O fator de impacto mede o número médio de citações recebidas em um ano por trabalhos publicados na revista durante os dois anos anteriores.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2022
O CiteScore mede as citações médias recebidas por documento publicado. Mais informação
Ver maisCiteScore Percentile indica a posição relativa de um título de série em seu campo de assunto.
Ver maisSJR é uma métrica de prestígio baseada na idéia de que todas as citações não são iguais. SJR utiliza um algoritmo similar ao page rank do Google; é uma medida quantitativa e qualitativa ao impacto de uma publicação.
Ver mais