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Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S654 (Outubro 2023)
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FIDELIZAÇÃO DE DOADORES: QUAIS OS FATORES MAIS IMPORTANTES NA VISÃO DOS DOADORES?
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ALG Amaral, V Tomazini, MIA Madeira
Grupo GSH, Brasil
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Introdução

A transfusão de sangue é uma prática médica muito importante e frequente no cotidiano do cuidado dos pacientes. O uso de hemocomponentes são variados: politraumatizados, doenças crônicas, cirurgias, neoplasias hematológicas, hemoglobinopatias, entre outras. O ato da doação de sangue é a única forma de mantermos esse recurso, porém segundo o Ministério da Saúde apenas 1,6% da população brasileira doa sangue, número abaixo do esperado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estimado de 3 a 5%. Temos em nosso serviço em média 16 mil doadores por ano, onde 38,8% são doadores de repetição e 43,3% são de primeira vez. Do total de doadores, 30% são motivados por conhecer um paciente em específico, 44% foram mobilizados por campanhas ou convocados pelo banco de sangue e 25% são doadores espontâneos. Para a manutenção dos estoques de sangue e atender a demanda hospitalar é necessário um trabalho contínuo para fidelização de doadores.

Objetivos

Este trabalho teve como objetivo identificar os fatores que na visão dos doadores são importantes para seu retorno em nosso serviço.

Material e métodos

Por meio de pesquisa descritiva, foram distribuídosn 100 questionários na recepção do banco de sangue de forma aleatória para doadores que já haviam doado pelo menos uma vez, no período de maio a junho de 2023. O questionário continha as perguntas: quantidade de doações, estacionamento, cordialidade, limpeza, infraestrutura, tempo de espera, a contato da equipe de captação e o lanche. Os doadores assinalavam se aquele item foi extremamente, muito, moderadamente, pouco ou nada importante para seu retorno ao banco de sangue.

Resultados

Do total de 100 questionários, foram 52 sexo masculino e 48 feminino, 60% tinham entre 30 e 50 anos de idade. Com relação ao número de doações, 37% já fizeram mais de 10 doações, 29% entre 5 e 10 doações, 21% de 3 a 5 doações e 13% estavam realizando a segunda doação. Em relação aos fatores perguntados, a limpeza, cordialidade e infraestrutura foi extremamente importante para seu retorno, com 60, 57 e 53 % respectivamente, sendo que aproximadamente 95% dos doadores assinalaram “extremamente” ou “muito” para esse 3 fatores. Já os fatores de tempo de atendimento, contato e o lanche, a maioria dos doadores sinalizou a opção “muito” para seu retorno com 40, 44 e 42%. No fator  de ter um estacionamento, 15% assinalaram como “nada”. Verificou-se que o sexo masculino são mais motivamos pela limpeza (extremamente), porém o contato da captação e tempo de doação também influenciaram muito no seu retorno. Já o sexo feminino, a limpeza e cordialidade são extremamente importantes, porém os demais fatores foram bem distribuídos.

Discussão

Esta pesquisa evidenciou que a faixa etária de doadores mais fidelizados estão entre 30 e 50 anos e que independente do sexo, a limpeza, cordialidade e infraestrutura são os fatores que mais motivaram os doadores a retornarem ao nosso serviço. Assim, o investimento no cuidado da limpeza e a garantia de um bom relacionamento com o doador são pontos de sucesso para a fidelização. Possuir um estacionamento conveniado foi o menos importante na nossa pesquisa, mas sabemos que essa importância pode ser variável a depender da localização de cada banco de sangue.

Conclusão

Este estudo nos permitiu analisar a visão dos doadores sobre dos fatores que os deixam seguros e motivados a voltarem ao nosso serviço e assim melhorarmos os pontos para o aumento da fidelização.

O texto completo está disponível em PDF
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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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