Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 2547
Acesso de texto completo
FERRAMENTA DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO HORIZONTAL INTEGRADO ENTRE PACIENTES COM HEMOFILIA
Visitas
100
MIAD Oliveiraa, LEMD Carvalhoa, FLN Benevidesa, LMDB Carlosa, LAM Costab, LDL Felizardob, JRD Santosb, VJC Barretob, MGDBF Queirozb, NCLDS Russoa
a HEMOCE, Fortaleza, CE, Brasil
b Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande, Fortaleza, CE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

Pacientes com hemofilia enfrentam desafios significativos em situações de emergência, como a dificuldade de comunicação com centros de referência, desconhecimento do histórico clínico por parte da equipe de pronto atendimento e risco de condutas inadequadas.

Objetivos

Com o objetivo de melhorar a comunicação e a resposta a esses eventos de emergência, foi desenvolvido o aplicativo (app) SOS Hemofilia, uma solução tecnológica inovadora para integração entre pacientes, médicos assistentes e a equipe especializada de um hemocentro.

Material e métodos

A solução foi estruturada em três módulos integrados: 1) aplicativo do paciente, instalado em smartphones, permite que o paciente acione um botão de emergência, enviando alerta imediato à central do hemocentro com dados pessoais, clínicos e localização; 2) plataforma Web de monitoramento, utilizada pela equipe do serviço especializado para monitorar os alertas em tempo real, com sistema de alarme visual e sonoro; 3) aplicativo médico – destinado aos hematologistas de plantão, envia notificações com os dados do paciente, possibilitando orientação imediata à equipe do hospital de destino. A segurança das informações é garantida por um processo de cadastro realizado exclusivamente por profissionais habilitados. O sistema inclui ainda um termo de consentimento, que define as responsabilidades das partes envolvidas e o uso exclusivo do app em situações emergenciais.

Resultados

A fase atual do aplicativo SOS Hemofilia encontra-se em fase de implantação no hemocentro coordenador. Até o momento, estão sendo realizados os cadastros dos pacientes elegíveis, bem como o treinamento da equipe e os testes operacionais das plataformas. Ainda não houve ocorrências clínicas registradas via aplicativo, mas o sistema já está operacional e pronto para uso imediato em emergências. Espera-se que, com a ativação completa do sistema, o APP contribua para: redução de riscos em situações de urgência; comunicação ágil entre paciente, serviço especializado e hospital de destino; tomada de decisão clínica mais segura e alinhada com protocolos hematológicos; redução de internações prolongadas e sequelas decorrentes de atendimentos inadequados.

Discussão e conclusão

O modelo do APP SOS Hemofilia apresenta alto potencial de escalabilidade, podendo ser adaptado para outras condições hematológicas, como as hemoglobinopatias (p. ex., doença falciforme), e implantado em centros hematológicos de outras regiões do país. A implantação do aplicativo representa um avanço tecnológico significativo na estruturação do atendimento emergencial para pacientes com hemofilia no Ceará. Mesmo em fase inicial, a adesão dos pacientes e a preparação da equipe demonstram o potencial da ferramenta como solução tecnológica inovadora, centrada na segurança e eficiência do cuidado especializado.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas