Introdução: A extensão universitária apresenta-se como uma forma de interação entre a comunidade e a Universidade. No cenário atual, os programas de extensão tiveram que buscar novas formas de manter suas atividades. O Programa de Extensão “Amizade Compatível – uma doação para a vida” tem, desde 2015, promovido ações para conscientizar a comunidade acadêmica para doação de sangue (DS) e de medula óssea (MO). Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de encontros online promovidos pelo Programa de Extensão “Amizade Compatível (AC) – uma doação para a vida” no início da pandemia. Materiais e métodos: Foram realizados cinco encontros em plataforma Google meet, no período de março a maio, com os seguintes temas: (1) Os diferentes Tipos Sanguíneos – introdução ao tema, (2) Quem precisa de sangue – participação de doentes falciformes, (3) Quem precisa de sangue – participação de um paciente talassêmico, (4) Doador de Medula Óssea: relato de experiência de um doador de medula e (5) Redes Sociais na divulgação da doação – participação dos integrantes do #Salvemaisum – a primeira rede social de doação de sangue no Brasil. Participaram dos encontros a Comunidade Acadêmica e Externa (ComAE) e Professores e Alunos extensionistas vinculados ao programa AC (PA/AC). Resultados: No primeiro encontro (1) estiveram presentes 80 pessoas, sendo 66 ComAE e 14 extensionistas. No segundo encontro (2) estiveram presentes 237 pessoas, sendo 215 ComAE e 22 extensionistas. No terceiro encontro (3) estiveram presentes 111 pessoas, sendo 95 ComAE e 16 extensionistas. No quarto encontro (4) estiveram presentes 136 pessoas, sendo 122 ComAE e 12 extensionistas. No quinto encontro (5) estavam presentes 101 pessoas, sendo 84 ComAE e 17 extensionistas. O total de participantes dos cinco encontros foi de 665 pessoas. Discussão: Ações extensionistas são de extrema relevância para a promoção da saúde da população e, proporcionar o contato de alunos e da comunidade externa com pacientes das mais diversas patologias que necessitam de DS ou de MO, podem, além de trazer à tona a dificuldade dos hemocentros manterem seus estoques de sangue, principalmente neste período de pandemia, sensibilizar a população a realizar a DS e o cadastro para doação de MO. O público presente nos encontros, com grande representatividade da comunidade universitária e externa, demonstra o interesse pelos temas abordados e o alcance que se pode obter através de plataformas online.Conclusão: A promoção de encontros da comunidade, acadêmica e externa, com pacientes que necessitam de sangue e com idealizadores de causas que apoiam a doação de sangue e de medula óssea em plataformas digitais constitui uma forma segura dos alunos extensionistas continuarem realizando suas atividades junto da comunidade em período que interações sociais estão limitadas.
O fator de impacto mede o número médio de citações recebidas em um ano por trabalhos publicados na revista durante os dois anos anteriores.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2022
O CiteScore mede as citações médias recebidas por documento publicado. Mais informação
Ver maisCiteScore Percentile indica a posição relativa de um título de série em seu campo de assunto.
Ver maisSJR é uma métrica de prestígio baseada na idéia de que todas as citações não são iguais. SJR utiliza um algoritmo similar ao page rank do Google; é uma medida quantitativa e qualitativa ao impacto de uma publicação.
Ver mais