
Fomentar o apoio à Doação Voluntária de Sangue (DVS) através de parcerias entre a sociedade civil e o Hemocentro de Belo Horizonte (HBH). Implementar ações estratégicas de fidelização do público alvo promovendo retorno cíclico a fim de majorar o estoque de sangue.
Material e métodosDurante o ano 2022 foi realizado um monitoramento do comparecimento de doadores voluntários de sangue provenientes de grupos caravanistas; acompanhamento e suporte na realização de campanhas das instituições elegíveis para coletas externas; viabilização do acesso à informação para sensibilização de potenciais patrocinadores sobre a importância da participação em ações de promoção à DVS. Realizou-se o levantamento dos parceiros que promoveram ações em prol da DVS em 2022 junto ao HBH, classificando-os em três categorias: parceiros de coleta externa, parceiros caravanistas e patrocinadores de eventos. Foram selecionados 14 parceiros de coleta externa, 12 caravanistas e 17 instituições patrocinadoras, no total de 43 parceiros. Foi planejado um evento de agradecimento, para o qual todos os parceiros foram convidados a participar para receber um troféu personalizado.
ResultadosNo dia 16 de dezembro de 2022 foi realizado o evento de agradecimento e fidelização das parcerias no qual compareceram 12 parceiros caravanistas, 13 de coleta externa, 14 patrocinadores, totalizando 39 instituições representadas. Na ocasião foi apresentado o quantitativo de 7.000 bolsas de sangue coletadas e a estimativa de 21.000 pacientes atendidos provenientes das ações desenvolvidas por estes parceiros ao longo do ano. Os representantes das instituições tiveram oportunidade de externar a experiência e importância de atuar como multiplicadores da DVS, reafirmando seu compromisso social. As instituições foram contempladas com um troféu e diploma de honra ao mérito validando a significativa colaboração no decorrer do ano. Observou-se retorno de 95% dos parceiros homenageados em 2023, evidenciando uma maior conscientização e propositura a novas ações.
DiscussãoO incentivo a atuação da sociedade civil em parceria com os hemocentros constitui uma ação de planejamento estratégico indispensável, fortalecendo a corresponsabilidade da manutenção do estoque de sangue. Historicamente o Hemocentro de Belo Horizonte promove ações de incentivo a DVS em parceria com instituições de diversos segmentos sociais ao longo dos anos, oportunamente em datas comemorativas. Estas ações possibilitam o reconhecimento do ato de doar sangue no exercício da cidadania, unindo doadores e parceiros, promovendo o sentimento de pertencimento, humanização e compromisso social. Investir em diferentes métodos de educação para doação de forma contínua e robusta, desperta atitudes, reforça hábitos positivos e comportamentos importantes para a cultura da DVS.
ConclusãoAs ações promovidas para fidelização dos parceiros se mostraram eficientes, com retorno expressivo em 2023. Viabilizaram a manutenção dos estoques de hemocomponentes, a partir da corresponsabilidade social e sem impactos orçamentários. A análise aponta para a necessidade de manutenção e ampliação de tais ações, que valorizam e fortalecem o vínculo da sociedade com a causa da doação voluntária de sangue.