
O ensino da imuno-hematologia, hemoterapia e bancos de sangue nos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ocorria de forma superficial, com abordagens mínimas e de forma isolada em algumas disciplinas. Apesar de existirem campos de estágios para os acadêmicos e oportunidades de emprego no setor, os temas relacionados a essas áreas eram abordados de maneira insuficiente, o que gerava uma constante solicitação por parte dos estudantes. Diante de tal necessidade, o objetivo deste projeto de ensino foi fornecer uma disciplina de graduação com o título “Banco de Sangue e Análises Imuno-hematológicas” para os cursos de Biomedicina e Farmácia da UFMG. A disciplina visa dar embasamento para a realização de atividades em Hemoterapia. Também objetiva desenvolver o conhecimento sobre imunohematologia, testes pré-transfusionais para doadores e receptores, fracionamento do sangue, armazenamento, liberação e distribuição dos hemocomponentes.
Materiais e métodosA disciplina “Banco de Sangue e Análises Imuno-hematológicas” tem sido ofertada de maneira regular para os cursos de Biomedicina e Farmácia da UFMG, tendo seu início em 2019. As atividades propostas incluem aulas teóricas, trabalhos práticos e visitas técnicas, o que tem despertado o interesse dos estudantes. A disciplina conta com a participação de profissionais especializados da área e com a colaboração direta da Fundação Hemominas (Hemocentro de Belo Horizonte). A carga horária ofertada é de 30 horas/aula, além daquelas adicionais utilizadas em visitações técnicas e experiências laboratoriais.
Resultados e discussãoDesde a sua primeira oferta em 2019, a disciplina de “Banco de Sangue e Análises Imuno-hematológicas” conseguiu atender a uma demanda de aproximadamente 50 alunos por semestre, tendo, inclusive, gerado uma lista de espera em diversas ocasiões. As visitas técnicas realizadas abrageram indústias químicas e farmacêuticas voltadas para a produção de insumos e equipamentos utilizados em bancos de sangue e agências transfusionais. As visitações também ocorreram de forma frequente no Hemocentro de Belo Horizonte, onde os estudantes puderam conhecer o “Ciclo do Sangue”. A pesquisa de satisfação realizada a cada oferta foi sempre positiva e os alunos frequentemente relataram a importância deste conhecimento na formação biomédica e farmacêutica. A oferta mais aprofundada deste tema nos cursos de graduação aumentou a oferta de vagas de estágio na área e estreitou a relação entre a Universidade e os campos de atuação profissional.
ConclusãoA criação e a oferta regular da disciplina de “Banco de Sangue e Análises Imunohematológicas” tem oportunizado aos estudantes de graduação em Biomedicina e Farmácia um maior conhecimento e envolvimento com esta área de atuação. A procura pela disciplina tem ocorrido de forma crescente, o que vem contribuindo para o fortalecimento do setor de Hematologia na Faculdade de Farmácia da UFMG. Este projeto de ensino de graduação bem sucedido poderia servir como exemplo para outras experiências acadêmicas.