
A inovadora terapia CAR-T é promissora no tratamento oncológico. No Brasil, os estudos clínicos e CAR-T comercial inicialmente são direcionados para o tratamento de Mieloma Múltiplo e Linfoma difuso de grandes células B. A terapia consiste na coleta autóloga de Linfócitos, modificação genética destas células com o auxílio de um vetor viral que tem a função de alterar o linfócito, produzindo um receptor de superfície capaz de identificar o antígeno específico da doença.
ObjetivoCompartilhar a experiência do Serviço de Hemoterapia e Terapia Celular na implementação do Projeto CAR-T Cells no AC Camargo Cancer Center.
MetodologiaO projeto de implementação da terapia CAR-T teve início em 2020 através de auditorias internas e externas, incluindo inspeções realizadas pelas indústrias farmacêuticas, com a finalidade de qualificar o centro para realização da terapia CAR-T. Criamos diferentes fóruns para discussões operacionais e burocráticas. Fez-se necessário a interface entre diferentes áreas da instituição para atender as especificações das indústrias farmacêuticas. Houve mobilização do Serviço de Hemoterapia e Terapia Celular, Inovação, Pesquisa Clínica, Quimioterapia, Qualidade, Práticas Assistenciais, Processos, Manutenção, Educação Continuada, Infraestrutura, Comercial, Suprimentos, Tecnologia da Informação, Laboratório Clínico e Equipe Multidisciplinar. Essa interação entre diferentes áreas deu-se diante da necessidade de criação de fluxo seguro desde o início da identificação do paciente candidato à terapia, até o manejo pós-infusão. A estruturação do Serviço de Hemoterapia e Terapia celular do AC Camargo Cancer Center envolve desde a fase de identificação do paciente canditato à terapia até o pós-infusão. Entre essas duas fases, está a criação da jornada do paciente com definição de novos protocolos para CAR-T cells, acompanhamento junto à pesquisa desde a fase de projeto até a publicação, parametrização de sistemas informatizados e prontuário eletrônico, reestruturação do plano de ensino para treinamento e reciclagem da equipe, adequação de estrutura física do Centro de Processamento Celular com aquisição de novos equipamentos para recebimento e armazenamento do produto final, além da adequação de documentos que já fazem parte do processo de Terapia Celular convencional. Baseado nas auditorias internas e externas, criamos e iniciamos a execução dos planos de ação definidos nos fóruns, onde cada área de interface possui um representante para acompanhamento do projeto e comunicação da equipe das próximas ações. Fomos em busca de parcerias para congelamento programado de Linfócitos até que tenhamos a entrega da área nova com estrutura física autossuficiente. Hoje nosso centro de processamento celular conta com a estrutura para congelamento mecânico de células para Terapia Celular convencional, uma das fases da produção do CAR-T é a realização do congelamento programado e armazenamento em nitrogênio fase vapor.
ConclusãoAtualmente estamos em novo ciclo de treinamento teórico com as indústrias farmacêuticas para compreender as diretrizes dos fornecedores e alinhar o processo após reciclagem da documentação, a próxima fase é de um novo ciclo de simulações de todas as fases do processo e acompanhamento do cronograma de obras que possui entrega prevista para novembro de 2022. A expectativa é iniciar as coletas de Linfócitos para produção de CAR-T Cells ainda no segundo semestre de 2022. Iniciar a terapia CAR-T vai além da entrega de um projeto inovador, é oferecer para os pacientes o que há de mais moderno para o tratamento do câncer.