HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA gestão de indicadores institucionais é uma ferramenta essencial na condução estratégica dos serviços, especialmente em sistemas de gestão da qualidade maduros e robustos. Por meio de medições estratégicas, é possível monitorar resultados, aprimorar processos, garantir a segurança do paciente e promover o engajamento dos colaboradores.
ObjetivosAnalisar a importância da adoção de estratégias de gestão para análise do desempenho dos resultados organizacionais.
Material e métodosFoi realizada uma análise descritiva interna utilizando a ferramenta informatizada Google Workspace, por meio da qual foram coletados e analisados relatórios de gestão e dashboards de resultados institucionais. Os dados permitiram o acompanhamento e avaliação dos indicadores estratégicos, possibilitando a identificação de tendências e áreas de melhoria.
ResultadosOs indicadores refletem o desempenho dos processos na Colsan, sendo definidos desde a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, em 2002. Em 2024, o sistema contabilizou 554 indicadores, resultando em mais de 6.000 medições anuais, sendo classificados em duas categorias: estratégicos (150) e gerenciais (404), subdivididos em performance (334), monitoramento (127) e sinalizadores (91). Com a expansão dos serviços prestados, observou-se a necessidade de aprimoramento do acompanhamento, demandando estratégias minuciosas para a análise crítica dos resultados, com foco na segurança do paciente e do doador. Concomitante, os esforços institucionais visavam alcançar e manter o nível de acreditação com excelência, conforme critérios da metodologia ONA. Diante desse cenário, avaliou-se a necessidade de informatizar a gestão de indicadores por meio da plataforma Google Workspace, permitindo acesso simultâneo de dados, facilitando a análise e o acompanhamento em tempo real pela alta direção. Essa informatização ampliou a efetividade dos processos decisórios e contribuiu para a agilidade no monitoramento dos indicadores. Para garantir maior transparência e controle, foi implementada uma ferramenta de gestão à vista, por meio da criação de um dashboard institucional. Essa ferramenta permite a visualização rápida dos resultados, destacando os indicadores dentro e fora das metas estabelecidas. Em alinhamento com essa prática, padronizamos relatórios trimestrais com análises críticas produzidas pela equipe de Gestão da Qualidade, contemplando: padrões de qualidade dos dados, análise base para avaliação, referências de métricas, tendências dos indicadores, propostas de ações corretivas e evolução dos ciclos de melhoria contínua.
Discussão e conclusãoAs estratégias de gestão adotadas têm contribuído significativamente para o fortalecimento do desempenho organizacional, promovendo maior efetividade, segurança e alinhamento com os objetivos institucionais de qualidade. A análise estruturada dos indicadores institucionais têm subsidiado decisões mais assertivas, reforçando a cultura da melhoria contínua e o aprimoramento dos processos em todos os níveis da organização. Essa prática colabora para o desenvolvimento de ciclos de melhoria contínua, baseados em resultados, fortalecendo a cultura organizacional de excelência.




