Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 1287
Acesso de texto completo
ESTRATÉGIAS DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO DE INDICADORES INSTITUCIONAIS PARA IMPLANTAÇÃO DA MELHORIA CONTÍNUA EM UM SERVIÇO HEMOTERAPIA
Visitas
88
NMO Godinho, KCM Souza, LA Evangelista, ER Rocha, FM Latini
Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A gestão de indicadores institucionais é uma ferramenta essencial na condução estratégica dos serviços, especialmente em sistemas de gestão da qualidade maduros e robustos. Por meio de medições estratégicas, é possível monitorar resultados, aprimorar processos, garantir a segurança do paciente e promover o engajamento dos colaboradores.

Objetivos

Analisar a importância da adoção de estratégias de gestão para análise do desempenho dos resultados organizacionais.

Material e métodos

Foi realizada uma análise descritiva interna utilizando a ferramenta informatizada Google Workspace, por meio da qual foram coletados e analisados relatórios de gestão e dashboards de resultados institucionais. Os dados permitiram o acompanhamento e avaliação dos indicadores estratégicos, possibilitando a identificação de tendências e áreas de melhoria.

Resultados

Os indicadores refletem o desempenho dos processos na Colsan, sendo definidos desde a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, em 2002. Em 2024, o sistema contabilizou 554 indicadores, resultando em mais de 6.000 medições anuais, sendo classificados em duas categorias: estratégicos (150) e gerenciais (404), subdivididos em performance (334), monitoramento (127) e sinalizadores (91). Com a expansão dos serviços prestados, observou-se a necessidade de aprimoramento do acompanhamento, demandando estratégias minuciosas para a análise crítica dos resultados, com foco na segurança do paciente e do doador. Concomitante, os esforços institucionais visavam alcançar e manter o nível de acreditação com excelência, conforme critérios da metodologia ONA. Diante desse cenário, avaliou-se a necessidade de informatizar a gestão de indicadores por meio da plataforma Google Workspace, permitindo acesso simultâneo de dados, facilitando a análise e o acompanhamento em tempo real pela alta direção. Essa informatização ampliou a efetividade dos processos decisórios e contribuiu para a agilidade no monitoramento dos indicadores. Para garantir maior transparência e controle, foi implementada uma ferramenta de gestão à vista, por meio da criação de um dashboard institucional. Essa ferramenta permite a visualização rápida dos resultados, destacando os indicadores dentro e fora das metas estabelecidas. Em alinhamento com essa prática, padronizamos relatórios trimestrais com análises críticas produzidas pela equipe de Gestão da Qualidade, contemplando: padrões de qualidade dos dados, análise base para avaliação, referências de métricas, tendências dos indicadores, propostas de ações corretivas e evolução dos ciclos de melhoria contínua.

Discussão e conclusão

As estratégias de gestão adotadas têm contribuído significativamente para o fortalecimento do desempenho organizacional, promovendo maior efetividade, segurança e alinhamento com os objetivos institucionais de qualidade. A análise estruturada dos indicadores institucionais têm subsidiado decisões mais assertivas, reforçando a cultura da melhoria contínua e o aprimoramento dos processos em todos os níveis da organização. Essa prática colabora para o desenvolvimento de ciclos de melhoria contínua, baseados em resultados, fortalecendo a cultura organizacional de excelência.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas