
Na hemoterapia, o enfermeiro enfrenta desafios ao executar ações de captação e agendamentos para realização das doações de plaquetas por aférese. A saber, trata-se de um procedimento automatizado de alto custo, onde através do fluxo de sangue a partir de um acesso venoso periférico de ótimo calibre e fluxo, utilizando-se uma processadora, é separado o produto a ser doado (plaquetas) em seguida o sangue é devolvido ao doador logo em seguida. Por conseguinte, ocorre a obtenção de concentrado de plaquetas de alta qualidade em quantidade suficiente para atender a necessidade transfusional de um ou até dois pacientes adultos, a partir de um único doador. Em vista da complexidade e especificidade de todo processo envolvido na doação por aférese, é realizado agendamento antecipado do doador para a doação de plaquetas por aférese, objetivando manter o arsenal terapêutico no suporte hemoterápico institucional. Desta forma, visando sistematizar a comunicação com os doadores e assim efetivar a realização de doações de plaquetas por aférese, a autora optou por adotar uma estratégia tecnológica mHealth.
ObjetivoRelatar a experiência da adoção de uma estratégia tecnológica para gestão das doações de plaquetas por aférese. Método: Trata-se de um relato de experiência descritivo, acerca da gestão do cuidado no campo da hemoterapia, sobre adoção do aplicativo gratuito de troca de mensagens, Whatsapp, como ferramenta para mHealth. Visando aumentar o número de realização das doações por aférese através das trocas de mensagens com os doadores incluídos no programa. Desta forma, foi criado um grupo de doadores, inseridos no programa de doação, de forma a facilitar o agendamento conforme necessidade do serviço, entre os anos de 2017 e 2020, em um Hemocentro Regional de um Hospital Universitário na cidade de Niterói – RJ.
ResultadoNesta experiencia, após adoção da tecnologia mHealth, foi possível observar o aumento de 185% nas doações de plaquetas por aférese realizadas entre os anos de 2017 e 2020. Contribuindo de forma positiva para adoção do aplicativo de modo rotineiro pelo serviço de doação de plaquetas por aférese.
ConclusãoA utilização de um aplicativo gratuito como ferramenta para mHealth parece revelar-se como sendo uma boa estratégia a fim de contribuir de forma positiva para agendamentos e realizações das doações de plaquetas por aférese.