Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 2229
Acesso de texto completo
ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS SUBMETIDAS A TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS (TCTH)
Visitas
104
KCL Oliveira, AR Dos Santos, IH Buonso, MF Jensen Kok, MC Bailer, RR Chiattone, A Seber
Hospital Samaritano Higienópolis, São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

O estado nutricional do paciente está diretamente ligado no tratamento proposto, dessa forma a avaliação nutricional pré e acompanhamento nutricional pós-transplante de células-tronco hematopoiéticas é essencial e influencia diretamente na qualidade de vida do paciente.

Objetivos

Descrever o estado nutricional pré e pós TCTH prevalente de crianças submetidas a TCTH.

Material e métodos

Incluiu-se no estudo pacientes pediátricos submetidos a transplante de células-tronco hematopoiéticas internados em um hospital particular de São Paulo. Trata-se de um estudo retrospectivo com 13 pacientes que realizaram TCTH entre janeiro a julho de 2025 com tempo médio de internação de 49 dias. Os dados foram obtidos através de prontuário eletrônico. O estado nutricional foi classificado conforme a circunferência do braço (CB) e avaliado no período pré TCTH e pós TCTH.

Resultados

A média de idade foi 8 anos, sendo prevalente pacientes com diagnóstico prévio de meduloblastoma (30,7%), seguido por leucemia mieloide aguda (23,1%), Anemia falciforme (15,4%), anemia de Fanconi (7,7%), síndrome de Wiskott-Aldrich (7,7%), linfo-histiocitose hemofagocítica (7,7%) e mielofibrose (7,7%). Predominou-se TCTH do tipo alogênico não aparentado (46,1%) em detrimento ao alogênico aparentado (23,2%) e autólogo (30,7%). Predominou-se no período pré TMO o estado nutricional de pacientes com eutrofia (61,5%), desnutrição moderada (23,1%) e seguido por desnutrição grave (15,4%). No período pós TMO predominou-se pacientes com eutrofia (54%), desnutrição moderada (38%) e desnutrição grave (8%). Apenas 2 pacientes modificaram a classificação do estado nutricional durante o período avaliado e evoluiu com mudança de estado nutricional. Desses 2 pacientes, 1 passou do quadro de eutrofia para o quadro de desnutrição grave e 1 passou do quadro de desnutrição grave para o quadro de desnutrição moderada.

Discussão e conclusão

A maioria dos pacientes não modificaram o estado nutricional, devido triagem nutricional precoce, acompanhamento nutricional diário durante a internação, avaliação e aconselhamento nutricional ambulatorial pré TCTH com intervenção nutricional precocemente. A maioria dos pacientes que fizeram TCTH apresentavam estado nutricional de eutrofia tanto no período pré TCTH quanto pós TCTH, sem alterações de classificação nesse período. Sugere-se uma avaliação mais ampla para detecção do real estado nutricional destes pacientes.

Palavras-chave

Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas; Estado nutricional; Terapia nutricional.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas