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Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S878 (Outubro 2023)
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ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA USUÁRIO DO SERVIÇO DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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MCN Pires, CE Delgado, VJF Pereira, JA Barbosa, PMC Madureira, TT Paiva, WO Almeida
Hospital Universitário, Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil
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Introdução

O transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH) é uma alternativa de tratamento para os pacientes que convivem com doenças hematológicas. Por se tratar de um processo longo e complexo, é fundamental que o indivíduo e seus familiares sejam orientados. Nessa perspectiva, a educação em saúde torna-se uma ferramenta que deve ser utilizada por profissionais de saúde para facilitar o contato com o usuário e seus familiares. A utilização de materiais visuais e com informações objetivas tem se mostrado como uma estratégia eficaz para ampliar e fortalecer as estratégias de ensino a pacientes.

Objetivo

Desenvolvimento de material educativo por meio de fôlderes para orientar os usuários sobre o processo do transplante de medula óssea (TMO) autólogo.

Métodos

Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, do tipo relato de experiencia sobre o desenvolvimento de material educativo sobre TMO autólogo para os usuários do serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea em Juiz de Fora (MG). Para construção do folder foi realizada uma revisão da literatura relacionada ao tema nas bases de dados PubMed, Medline e BVS, além da busca em sites oficiais de instituições que são referência no assunto, como o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Centro de Oncologia e Hematologia da Beneficência Portuguesa, com o objetivo de embasar a construção do material.

Resultados

Foram desenvolvidos três fôlderes, que abordaram o pré-transplante autólogo, o intratransplante e o pós-transplante, trazendo as principais informações sobre o processo e os cuidados relacionados a cada fase. A construção do folder foi parte das atividades desenvolvidas pela equipe multiprofissional do programa Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto com ênfase em doenças crônico-degenerativas do HU-UFJF em parceria com os profissionais do serviço. A atividade aconteceu durante a passagem dos residentes pelo eixo transversal no serviço, nos meses de março a junho de 2023. O desenvolvimento dos fôlderes foi apresentadao como uma demanda do serviço para facilitar a orientação dos usuários que realizarão TMO autólogo.

Discussão

Os fôlderes serão disponibilizados aos pacientes na primeira consulta, após realização das orientações, e servirão como um material de esclarecimento e consulta. Optamos pela construção do material para transplante autólogo, inicialmente, pois é o procedimento que é mais recorrente no serviço. A troca de experiência entre a equipe durante a construção evidenciou os maiores obstáculos enfrentados pelo paciente em relação ao tratamento e qual melhor forma de transparecer e esclarecer os mesmos. O material educativo é uma forma para facilitar a compreensão do usuário e seus familiares, tornando-os protagonistas do seu processo de saúde-doença, além de proporcionar um estreitamento na relação com os profissionais.

Conclusão

A partir das discussões para elaboração dos fôlderes, a troca de conhecimentos entre os residentes e a equipe favoreceu o crescimento individual e coletivo, e que gerou um instrumento de apoio para os usuários do serviço fortalecendo as ações de promoção do autocuidado, a adesão ao tratamento e o processo de acolhimento de pacientes pós-TMO e de seus cuidadores no decorrer do andamento do tratamento.

O texto completo está disponível em PDF
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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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