Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S736 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S736 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
EFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE CAPTAÇÃO DE DOADORES DE PLAQUETAS POR AFÉRESE EM BANCOS DE SANGUE PRIVADOS DO RIO DE JANEIRO
Visitas
300
LCRM Silva, TM Carvalho, MA Sampaio, KS Silva
Grupo GSH, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivo

: Este artigo visa analisar a efetividade nos processos de captação de doadores de plaqueta por aférese em três bancos de sangue na cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. O estudo busca apresentar qual percentual das convocações resultaram em produtos coletados, medindo a assiduidade e o absenteísmo, bem como as estratégias para reversão de doadores de sangue total em doações de plaquetas por aférese.

Materiais e métodos

: Os dados foram obtidos por meio de acompanhamento diário, em registros de planilha em Excel e Sistema Informatizado, por captador dedicado nos processos de interação com os doadores de plaquetas, visando o relacionamento mais próximo e tratamento individualizado. Foram analisados a convocação, comparecimento, faltas, conversões de doadores de sangue total em doadores de plaquetas por aférese e produtos coletados. As doações foram segregadas pelo volume de produção, sendo divididas em coleta simples, intermediária e dupla.

Resultados

: De janeiro de 2024 a junho de 2024, foram produzidas 573 plaquetas por aférese nos três bancos de sangue do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Dentre eles, 653 doadores foram convocados para doação, com 552 comparecimentos, representando uma efetividade de 84,5%. As faltas representaram 15,4%, sendo adotadas medidas de recuperação através da conversão de doadores de repetição, com conscientização sobre a necessidade e importância da doação de plaquetas por aférese, direcionando-os para a máquina de coleta por aférese. Estes representaram um total de 94, atingindo 93% da recuperação das faltas. No período analisado, obtivemos uma produção de 101 plaquetas simples, 156 plaquetas intermediárias e 316 plaquetas duplas. O percentual de perdas de acesso ou exames abaixo do preconizado pela legislação foi de 7,4% do total dos agendamentos e conversões.

Discussão e conclusão

: Os desafios de manutenção dos estoques de plaquetas por aférese, nos traz a necessidade de desenvolvimento de estratégias para redução dos absenteísmos nos comparecimentos dos doadores convocados exclusivamente para doação de plaquetas por aférese. A dedicação exclusiva de um captador para o relacionamento direto com os doadores de aférese nos mostra que o tratamento mais próximo e humanizado com os doadores de plaquetas resulta em um bom percentual de comparecimento. Como estratégia de identificação de novos doadores, contamos com o apoio da equipe de coleta dos bancos de sangue para conscientização e registro de “potencial aférese”em sistema informatizado. Buscamos implementar um tratamento diferenciado para o doador de aférese, com mensagens de agradecimento e publicações de redes sociais, quando autorizado, visando estreitar os laços e fidelizações. Estas estratégias demonstraram ser eficazes na recuperação de faltas e na manutenção de um fluxo constante de doadores de plaquetas por aférese, contribuindo significativamente para a gestão dos estoques dos bancos de sangue.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas