Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S59 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S59 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
EFEITOS DO USO DA HIDROXICARBAMIDA EM PESSOAS COM ANEMIA FALCIFORME NA REGIÃO OESTE DA BAHIA
Visitas
288
MF Magalhãe-Filhoa, ILR Santanab, AC Godinhoc, SRND Carmoc, FB Fernandesc, DGH Silvab,d, LPR Venancioa
a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Barreiras, BA, Brasil
b Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Botucatu, SP, Brasil
c Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, Barreiras, BA, Brasil
d Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, MS, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivos

Avaliar o efeito terapêutico da Hidroxicarbamida (HC) em pessoas com Anemia Falciforme (AF), cadastradas no Programa de Atenção à Pessoa com Doença Falciforme de Barreiras, Bahia, Brasil.

Materiais e métodos

Tratou-se de um estudo longitudinal a partir de dados de acompanhamento clínico obtidos por meio de consulta aos prontuários de pessoas com AF, sob a supervisão da hematologista responsável, após a assinatura do termo de (CEP-FASB: CAAE 29075620.6.0000.5026). Inicialmente 10 pacientes com diagnóstico clínico e laboratorial para AF foram incluídos no estudo, porém ocorrem duas perdas de segmento por falta de dados laboratoriais após o uso de HC. Foram coletados dados de hemograma, transaminase oxalacética (TGO), transaminase pirúvica (TGP), ferritina, lactato desidrogenase (LDH), fosfatase alcalina, gama-glutamiltransferase (GGT), ureia, creatinina, bilirrubina direta e indireta e os valores das subfrações hemoglobínicas. Teste-t emparelhado ou teste de Wilcoxon Signed-Rank foram adotados para verificar o efeito da HC sobre os parâmetros avaliados.

Resultados

Foi observado aumento significativo dos níveis de hemoglobina fetal (HbF) (p < 0,01) e diminuição do percentual da hemoglobina S (HbS) e da concentração de bilirrubina indireta (p < 0,03) após o uso de HC. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nos demais parâmetros, porém, foi possível perceber um padrão de resposta desejado para o uso de HC, com aumento do hematócrito, e diminuição da concentração de ferritina.

Discussão

Este estudo mostrou que os pacientes apresentaram diferenças consideráveis em alguns parâmetros bioquímicos após o tratamento com HC, como por exemplo, o aumento do percentual de HbF, que está de acordo com dados da literatura que correlacionam estes eventos com uma diminuição na frequência e gravidade das crises vaso-oclusivas dolorosas e outras complicações associadas à AF. Além disso, o estudou mostrou que houve a diminuição da concentração de bilirrubina indireta, associada por autores com a melhora dos quadros de icterícia decorrentes da AF. É importante salientar que esta pesquisa traz à luz os primeiros dados reportados sobre os efeitos da HC nessa população.

Conclusão

Como esperado, o tratamento com HC culminou na melhora da expressão de marcadores do acompanhamento clínico de pessoas com AF do oeste baiano, destacando a importância de mais estudos nessa população amostral.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas